Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Entrudo Chocalheiro regista maior enchente de sempre

Mais de 10 mil pessoas rumaram a Podence para ver de perto os caretos e o Entrudo Chocalheiro.

Um ano recorde, que deixa ainda mais vontade de continuar a trabalhar para que a tradição não morra, afirma António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence.

Nem o São Pedro, que trouxe a chuva, afastou os visitantes, que dizem vir conhecer as raízes e o genuíno.

E entre os turistas, encontramos Ana Anjos. Chega sozinha de São Paulo, no Brasil. É ilustradora, e veio buscar inspiração a Podence.

Os Caretos, com as suas tropelias, fatos coloridos e a cinta de chocalhos, fazem a delícia de quem passa. E nestes dias não há nomes, só caretos.

2016 trouxe mais de 10 mil pessoas para o Entrudo Chocalheiro. Um ano de recordes em termos de visitantes. Quatro dias recheados de atividades compuseram o atractivo, como a Ronda das Tabernas, a animação musical ou os diversos workshops.

Já na segunda-feira à noite ninguém ficou solteiro em Podence. Os Pregões Casamenteiros juntaram novos casais na aldeia, num tom satírico, e com dotes mais ou menos atrevidos, escolhidos no adro da igreja e anunciados com grandes embudes.

Na assistência, pessoas de diversos pontos do país, que vieram conhecer outra tradição carnavalesca bem transmontana.

Da Galiza, o David e a Martina, que antes passaram por Lazarim.

Uma tradição que se replica em outras aldeias do nordeste transmontano. Noutros tempos, na manhã seguinte, a “noiva” recebia o “noivo” em casa, para lhe oferecer o pequeno-almoço, composto por pão, frutos secos e água-ardente.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário