Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Está a chegar o carnaval mais genuíno de Portugal

Vive-se a tradição, segundo rituais antigos de origens perdidas no tempo. Os Caretos de Podence são cabeça de cartaz do Entrudo Chocalheiro, o Carnaval Mais Genuíno de Portugal. O programa inicia com o desfile noturno, nas ruas da cidade, este ano ainda com mais novidades.

Costuma-se dizer que a vida são dois dias e que o carnaval são 3, mas em Macedo de Cavaleiros, onde a tradição se mantém viva, as festividades do entrudo são comemoradas ao longo de 4 dias, de 6 a 9 de fevereiro.

O programa é diversificado, dirigido para toda a família. Pontificam os Caretos de Podence, com os seus trajes únicos, cheios de cor e de ruidosos chocalhos, cumprindo o ritual da fertilidade de “chocalhar” as raparigas solteiras (na realidade nenhuma mulher escapa), mas acrescentam-se muitas outras atividades: ronda das tabernas, raid fotográfico, passeios pedestre e de burro, workshop de máscaras ou os pregões casamenteiros.

NI-Nélio Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário