Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Começa hoje a Feira Medieval de Torre de Moncorvo

Decorrerá nos dias 8, 9 e 10 de Abril, no Centro Histórico da vila de Moncorvo,mais uma edição da feira medieval. A iniciativa foi promovida pela primeira vez em 2011 e desde então tem-se afirmado, ano após ano, no panorama  cultural da vila de Torre de Moncorvo e da região.
A figura central é o Rei D. Dinis, sendo que toda feira se desenvolverá à volta do tema “D. Dinis, Poeta e Trovador”. As várias teatralizações serão sobre as cantigas de amigo, amor e escárnio e maldizer escritas pelo monarca. 

Nesta edição haverá nove espaços de animação entre eles o Largo do Sagrado Coração de Jesus, Largo do Castelo, Praça Francisco Meireles, Porta da Traição, Escadas do Baldoeiro, Largo General Claudino, Largo Balbino Rego, Jardim Dr. Horácio de Sousa e Largo da Feira.

Aqui decorrem as principais atividades como o Mercado Medieval com artesãos, místicos, artífices e tabernas, leitura da carta de atribuição de foral a Torre de Moncorvo, cortejo do Rei e sua Corte, assalto ao castelo, pelourinho, cantigas e trovas d’El Rei, concessões régias aos moradores de Moncorvo, treino dos cavaleiros, audiência geral dos povos, celebração de esponsais de D. Dinis com D. Isabel de Aragão, pracear das aves, oficinas do velho ofício, exposição de máquinas de tortura medievais, passeios de cavalgaduras, parque infantil medieval, espetáculo equestre Cavaleiros d’El Rei, jogos medievais, acampamento mouro, acampamento de D. Mendo, acampamento militar dos homens bons, acampamento de arqueiros e cortejo de despedida de D. Dinis. 

Não faltará animação de rua com mendigos, ciganas, magos, bobos da corte, malabaristas e cuspidores de fogo e músicas e danças Decorrerão também rixas entre grupos rivais, haverá saltimbancos, menestréis, trovas, folguedos e demonstração de armas que certamente irão agradar à população em geral e a quem nos visita. 

A Feira medieval de Torre de Moncorvo distingue-se das demais existentes no país devido à grande envolvência da população local, quer seja de associações ou instituições, sendo grande parte dos figurantes pessoas do concelho.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário