Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 3 de abril de 2016

Duarte Moreno explora parceria com Instituto Piaget e outras instituições para rentabilizar instalações de Macedo de Cavaleiros

O Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, assumiu a aposta em desenvolver parcerias de cooperação com o Instituto Piaget e outras entidades: “Estas entidades estão perfeitamente identificadas e receptivas a desenvolver aqui pós-graduações e mestrados”, referiu o autarca.
Duarte Moreno falava este sábado na sessão de abertura das Jornadas de Terapias Integrativas. A iniciativa, que abordou a Medicina Tradicional Chinesa, resultou de uma parceria entre o Instituto Piaget e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, contando com a presença dos respetivos responsáveis: António Oliveira Cruz, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Piaget, e Jorge Machado, Diretor dos Cursos de Medicina Tradicional Chinesa do ICBAS. O autarca defendeu que a realização das jornadas poderiam apresentar-se “como um momento de viragem e esperança relativamente ao futuro do Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros.”

Para o Presidente da Câmara Municipal, a diminuição do impacto económico do ensino superior representou uma “mudança difícil, mas, entretanto a cidade adaptou-se, e aprendeu a viver sem contar com o Instituto Piaget”.

Duarte Moreno destaca como fatores decisivos para esta diminuição do impacto: “Mais do que a crise económica, o alargamento das vagas de entrada e as médias mais baixas nas instituições de ensino superior público, e também, não menos importante, a oferta educativa, a partir de determinado momento deixou de ser atrativa do ponto de vista da empregabilidade”.

Reconhecendo o “papel ativo que o Instituto Piaget desempenhou e, em particular, o do seu responsável máximo”, para o autarca, “o grande investimento feito nas instalações só faz sentido, daqui para a frente, se for mantida uma exploração socioeducativa associada à doação dos terrenos pela autarquia ao Instituto no início da década de 90”. Assim, revelou: “Não enjeitamos a possibilidade de fazer regressar o ensino superior a Macedo de Cavaleiros. Temos explorado essas potencialidades, mantemos a abertura de instituições de referência em alargar a oferta educativa a esta cidade, fazendo uso e rentabilizando as instalações existentes.”

Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário