Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Torre de Moncorvo // Meio milhar de jovens no Dia Diocesano da Juventude

Foram muitos os jovens que em Ano Santo da Misericórdia responderam ao convite de D. José Cordeiro e peregrinaram até Torre de Moncorvo, extremo da diocese, para mais uma edição do Dia Diocesano da Juventude.
O encontro aconteceu no passado sábado e contou com a presença de cerca de 500 jovens provenientes dos quatro cantos da diocese bem como da vizinha diocese de Lamego (Vila Nova de Foz Côa).
O acolhimento, no largo da Corredoura, foi breve. Imbuídos pelo espírito da alegria e boa disposição, os jovens rapidamente aceitaram o desafio da organização e aventuraram-se pelas ruas da vila moncorvense cantando e orando em cada um dos oito “trilhos da misericórdia” propostos.
A grande concentração fez-se no átrio da igreja matriz, sede da Unidade Pastoral de S. José, ao som das melodias da Sociedade Filarmónica Felgarense, e onde cada um dos 20 grupos anunciando com fervor a sua presença foi entrando no templo para participar na eucaristia.
Saudando com alegria os presentes, D. José Cordeiro salientou que «não conta o número dos que estão mas conta o caminho que estamos a percorrer». Lembrando as visitas pastorais que está a fazer por toda a diocese, ao longo dos últimos 4 anos, o prelado afirmou que o rebanho é pequeno «e será mais pequenino não apenas porque estão a desertificar as nossas aldeias, as nossas comunidades mas porque é chegada a hora da purificação da fé. Aqueles que verdadeiramente acreditam e seguem o único e belo pastor (Jesus Cristo) são pertença efectiva e afectiva da Igreja, tanto na saúde como na doença, na alegria e no sofrimento, em toda a vida», frisou.
Incitando à vivência na fé, esperança e caridade, D. José exortou os jovens para que sejam «discípulos missionários do Evangelho e vivam a alegria do amor na família da Igreja, como nos recorda, o Papa Francisco. Não tenhais medo de ser santos na Misericórdia. Abri o coração a Jesus Cristo» encorajou o bispo.

2017 em Carrazeda
Momento de grande júbilo aconteceu antes da bênção final com o anúncio da realização do próximo Dia diocesano em Carrazeda, Unidade Pastoral de Ansiães.
Após o almoço partilhado, os jovens subiram ao palco e encenaram cada uma das 14 obras de misericórdia. Originalmente ligada à vida, a hematite, pedra de minério existente nas minas de ferro de Torre de Moncorvo foi o símbolo entregue a cada participante no momento do envio.
O Dia Diocesano da Juventude foi organizado pelo Secretariado da Pastoral Juvenil e contou com o apoio da autarquia local e do grupo de jovens “In Vox”.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário