Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

“SEMANA DE ÁFRICA” proporcionou convívio e diversão a centenas de estudantes africanos que vivem em Bragança

Os cerca de 300 estudantes africanos que actualmente residem em Bragança e estudam no Instituto Politécnico da cidade tiveram uma semana dedicada a eles, com várias actividades. A música, a dança e a gastronomia africanas estiveram em destaque, sem esquecer o desporto e conferências dedicadas à cultura deste continente.
A iniciativa, que se tem repetido nos últimos anos, é organizada pela Associação de Estudantes Africanos em Bragança, que além desta cidade promove também a integração dos alunos africanos do IPB, que estudam em Mirandela.

De quarta a Domingo, os estudantes estiveram particularmente unidos, quer durante o dia, quer à noite, com festas em bares e discotecas da cidade. Ao final da tarde sexta-feira, os estudantes prepararam práticos africanos para um lanche gastronómico, destacando-se a cachupa, prato cabo-verdiano. Ainda que, no dia-a-dia tentem cozinhar pratos típicos de cada país, os estudantes africanos confessam que se vão rendendo cada vez mais à gastronomia portuguesa, até pela dificuldade em encontrar alguns ingredientes.   

O estudante Laurindo Chambula Ladeira, de 24 anos, é natural de Angola e está há um ano e meio em Bragança. O jovem refere que a integração foi fácil.“Nunca tinha vivido em Portugal mas acho que não poderia viver em melhor lugar, do que em Bragança. Sinto-me muito bem aqui. Tenho recomendado a cidade aos meus colegas”

Já Patrícia Rodrigues, 19 anos, veio de Cabo Verde.“Vim há 8 meses e estou a gostar de estar cá. A escola é boa e os professores são bons. É uma cidade calma, dá para estudar calmamente mas também gostamos de sair à noite, o que, em Bragança , é bastante divertido” , considera. 

Também de Cabo Verde vieram Pedro Lopes e Stéphanie Neves. "Tenho muitos amigos aqui, que já estão cá há alguns anos, por isso, para mim, a integração foi fácil. O que é um gosto mais é da noite, já que sou DJ. Em termos de diversão, é semelhante à da Ilha do Sal mas aqui é muito mais económico sair à noite, do que lá", referiu o jovem de 22 anos.   E Stéphanie enumera algumas das diferenças entre Bragança e Cabo Verde. "Aqui é tudo diferente: o clima, as festas… Temos que ter algum cuidado porque, por vezes os vizinhos chamam a polícia, por causa do barulho. Em Cabo Verde, desde que não haja guerra, a festa vai até ao fim”, contou a estudante de 19 anos ao Jornal Nordeste.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário