Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

António Augusto Gonçalves Braga

Rua com seu nome na Cidadela de Bragança
Doutor em medicina pela Universidade de Coimbra, onde concluiu o curso em 1888, e o liceal nesta cidade e em Bragança. Nasceu em Bragança (Sé), a 18 de Dezembro de 1864; filho de José Joaquim Gonçalves Braga e de D. Joana dos Prazeres Rodrigues, irmã do doutor António Augusto Rodrigues, antigo governador do bispado de Bragança, de quem falamos no artigo respectivo. Professor do Liceu de Bragança, precedendo concurso de provas públicas, por decreto de 30 de Outubro de 1888, e nesse ano facultativo municipal da mesma cidade; delegado de saúde do distrito de Bragança em 1900; guarda-mor de saúde do porto de Lisboa, por decreto de 16 de Outubro de 1905, sendo no ano seguinte transferido para professor do Liceu, hoje chamado de Pedro Nunes, de Lisboa, do qual é reitor desde 1919 até hoje. O lugar de guarda-mor de saúde é hoje chamado subinspector da sanidade marítima de Lisboa, e em Dezembro de 1927 foi nomeado adjunto do inspector-chefe da sanidade marítima e internacional. Foi deputado por Bragança em 1899.
Tem exercido várias comissões de serviços públicos com notável competência; e, entre outras, a de delegado do governo português na Conferência Sanitária Internacional, realizada em Paris desde 7 de Novembro de 1911 a 17 de Janeiro de 1912, de que fez um relatório publicado nos Arquivos do Instituto Central de Higiene, vol. II, do qual a Direcção-Geral de Saúde mandou fazer uma separata. Tem feito vários outros relatórios, mas estão manuscritos.
Colaborou no Norte Trasmontano, Distrito de Bragança e Nordeste, semanários de Bragança.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário