Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Albino José de Morais Ferreira

Foi funcionário adjunto do comissariado de Instrução Primária de Lisboa, director do «Instituto João de Deus» e professor de instrução primária, em Freixo de Espada à Cinta.
Era natural de Bragança, onde nasceu pelos anos de 1845; filho de Firmino de Morais e de D. Ana Ferreira. Faleceu em Lisboa a 21 de Dezembro de 1919.

Escreveu: Dialecto mirandês. Lisboa, 1898, Imp. de Libânio da Silva. 8.° de LXXXIV págs., onde vem compreendida a «Gramática mirandesa» e 108 págs. com o Dialecto. Contém ainda o retrato do autor, um mapa a cores da região mirandesa onde se fala este dialecto e gravuras da Senhora do Naso, do castelo de Miranda do Douro, da Sé Catedral, costumes mirandeses, dança mirandesa dos «Paulitos» e suas notas musicais, com a competente descrição histórica referente a todos estes assuntos.
José Leite de Vasconcelos, nos seus Estudos de filologia mirandesa, vol. I, pág. XII, faz mui desfavorável apreciação do Dialecto mirandês, criticando severamente o seu autor.
Albino de Morais traduziu para espanhol a Cartilha maternal de João de Deus, propagando-a largamente pelo país vizinho, merecendo o seu trabalho grandes louvores e larga apreciação de quase toda a imprensa portuguesa.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário