terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Presidência Aberta de Mário Soares em Bragança há 30 anos recordada

No dia do funeral de Mário Soares, lembramos a visita à região do ex-Presidente da República no ano de 1987 na sua segunda presidência aberta. Mário Soares esteve em Bragança entre 15 e 26 de Fevereiro, onde visitou a cidade e os concelhos do distrito.
Quando os portugueses se confrontam com o fim da vida do ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República, a rádio Brigantia regista a memória que os bragançanos comuns e alguns então responsáveis políticos regionais guardam dessa iniciativa

Um dos municípios por onde passou foi Vimoso que era à época presidido por José Miranda, o local onde foi também realizada uma sessão solene. O antigo autarca recorda a visita como uma iniciativa muito importante para a região.

“Acompanhei a visita integral do Dr. Mário Soares. Foi a todos os concelhos do distrito, visitou e conversou com as populações. Foi uma jornada interessantíssima, o país ficou a falar de Bragança. Em Vimioso teve fundamentalmente contacto com as populações, visitou a ponte do rio Sabor e o castelo de Algozo. Foi uma visita muito importante para o distrito”, garantiu.

Mário Soares quis um ano depois reunir com os autarcas transmontanos para avaliar os efeitos da presidência aberta. De acordo com José Miranda, a partir desta iniciativa a região ficou mais próxima do poder central

“Ao fim de um ano da sua visita ligou para saber os resultados da presidência aberta. Convidou os presidentes de câmara para um almoço nos jardins do palácio de Belém, muito agradável. Depois da visita de Mário Soares, o governo passou a olhar-nos de outra forma, tínhamos o presidente do nosso lado”, frisou José Miranda.

Durante mais de 10 dias a sede da presidência ficou instalada em Bragança, onde agora se situa o auditório Paulo Quintela. Numa das passagens de Mário Soares pelo distrito de Bragança.

O funeral do antigo Presidente da República realiza-se hoje. A sessão evocativa está marcada para as 13 horas. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário