Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Associação Leque vence Prémio António Sérgio na categoria Inovação e Sustentabilidade

A Associação Leque - Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, sediada em Alfândega da Fé, Bragança, é a vencedora da categoria Inovação e Sustentabilidade do Prémio António Sérgio 2016, que será entregue quarta-feira, no Porto.
A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) decidiu premiar a Leque pelo projeto EKUI, uma linha de material lúdico didático inclusivo com uma linguagem universal e acessível a toda a população, dado ter leitura em braille, língua gestual portuguesa e alfabeto fonético.

Nesta categoria, foram ainda distinguidas com uma menção honrosa a CLIP - Recursos e Desenvolvimento, associação sediada em Lisboa e que tem como missão reforçar a ação de pessoas e empresas que promovem o desenvolvimento local, e a U.DREAM -- Projeto Um Sonho Universitário com (Tr) Impacto, que acompanha diariamente crianças no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e semanalmente no Centro Raríssimas da Maia e na Casa Ronald McDonald do Porto, ajudando-as a concretizar o seu sonho pessoal.

Atribuído anualmente desde 2012 pela CASES, o Prémio António Sérgio pretende homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

O prémio é atribuído em quatro categorias: Inovação e Sustentabilidade, Estudos e Investigação, Formação Pós-Graduada e Trabalhos Escolares, distinguindo ainda a Personalidade do Ano.

A Associação Cultural Moinho da Juventude -- Sabura 2004-2014, projeto comunitário sediado no Alto da Cova da Moura, na Amadora, em Lisboa, com o objetivo de ajudar as pessoas com dificuldades de integração no bairro, foi o vencedor da categoria Estudos e Investigação.

Foi também distinguido o Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, do Instituto Politécnico de Santarém, da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, na categoria Formação Pós-Graduada.

Por último, na categoria Trabalhos Escolares, a CASES resolveu distinguir o Agrupamento de Escolas de Argoncilhe com o Projeto HIPPO (Hábitos Inteligentes Para a Prevenção da Obesidade), em Santa Maria da Feira, no Porto, que envolve pais, professores e alunos no combate a esta doença.

O professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Rui Namorado, é distinguido com o Prémio Especial Personalidade do Ano.

A cerimónia de entrega dos prémios conta com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e decorre no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

O homem que dá nome ao prémio, António Sérgio, foi um pensador, pedagogo e político português que viveu entre 1883 e 1969.

Nasceu em Damão, antiga Índia Portuguesa, foi ministro da Instrução Pública na Primeira República, tendo vivido no exílio, em Paris, entre 1926 e 1933.

Regressou a Portugal em 1933, altura em que se torna um dos principais defensores do movimento cooperativista e do socialismo democrático.

SYF (SV) // JPF
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário