Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Estudo premiado de arquitecta brigantina dá origem a livro

A arquitecta brigantina Joana Gonçalves publicou, recentemente, um livro, inspirado num estudo que desenvolveu e que vê nas antigas quintas da região transmontana um modelo para uma arquitectura contemporânea mais sustentável.
Esta investigação, realizada no âmbito do mestrado integrado em Arquitectura, que a jovem concluiu na Universidade do Minho, valeu-lhe o Prémio Ibérico de Investigação da Arquitectura Tradicional, em 2014.

"Tradição em Continuidade – as quintas da Terra Fria Transmontana” é o título do livro, apresentado na passada sexta-feira, em Bragança. Joana Gonçalves explica que “por um lado, é um levantamento histórico, mas, por outro, é um passo para o futuro”, ou seja, “a forma como podemos dar continuida­de a esta tradição, assumindo aquilo que são as nossas ca­racterísticas e tirando parti­do delas”.

A jovem de 26 anos refere que a escolha do tema está intimamente relacionada com a paixão pela região transmontana e pela reabilitação de edifícios, “pelo facto de ser transmontana, ter viven­ciado estas quintas, por ra­zões familiares, e querer per­ceber melhor aquilo que elas podem trazer e dar à socie­dade contemporânea”.

Além de plantas e desenhos que fazem parte do trabalho de investigação da arquitecta, foram seleccionadas para o livro algumas fotografias de Georges Dussaud que captou quintas transmontanas enquanto ainda eram habitadas, sendo que, actualmente, muitas encontram-se abandonadas.

A publicação do livro "Tradição em Continuidade – as quintas da Terra Fria Transmontana” foi assumida pelo Município de Bragança, que considerou o trabalho da jovem arquitecta um importante contributo para a divulgação do património do concelho. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário