Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de março de 2017

O que de melhor se faz no interior norte do país

Depois do primeiro fim de semana ter sido considerado um exemplo de sucesso no que à cooperação raiana diz respeito, a Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda termina com o regresso já este sábado e domingo a Freixo de Espada à Cinta.
Com o intuito de solidificar as relações transfronteiriças, unindo, sempre que possível, os territórios “hermanos” raianos, Freixo de Espada à Cinta volta a ser a anfitriã da Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda.

Dividida em dois fins de semana, a 17ª edição do certame teve lugar dias 11 e 12 de março, regressando já este sábado e domingo ao Pavilhão Gimnodesportivo da vila berço de Guerra Junqueiro.

Com 80 expositores participantes, 23 dos quais dedicados à gastronomia regional, nacional e ibérica, onde se evidencia a doçaria de amêndoa, enchidos, queijos e produtos biológicos, nomeadamente vinhos, azeites e cerveja, a Feira Transfronteiriça, tem-se afirmado, de acordo com a autarquia, como “um hino ao relacionamento cultural, promocional e institucional com a Província de Salamanca”.

Entre o artesanato, o elemento de destaque não poderia ser outro que não a a Seda de Freixo de Espada à Cinta. Até porque esta típica vila transmontana de fronteira é o único território de toda a Península Ibérica onde, ainda, se trabalha a seda de forma 100 por cento artesanal, desde a plantação das Amoreiras até à conceção do produto final.

Quanto ao programa, as “Amendoeiras em Flor” contemplam como, de resto, é habitual, atividades com a” marca espanhola”.  Assim, nesta edição, para além da tradicional degustação ibérica de produtos regionais de Freixo de Espada à Cinta, Hinojosa del Duero e Saucelle, vale a pena sublinhar a atuação as danças tradicionais com as Charras de Lumbrales e a presença do típico desporto basco, de corte de troncos de madeira e levantamento de pesos.

"Esta feira foi, principalmente, voltada para o público espanhol neste primeiro fim de semana, uma vez que temos que aproveitar a mais-valia de termos uma fronteira à porta e, assim, reforçar os elos de ligação à província de Salamanca", frisou a edil freixenista, Maria do Céu Quintas, que compreende melhor que ninguém, devido, também, à aproximação do concelho a que preside da fronteira, a importância desta aliança entre “pueblos hermanos”.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário