Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Em Miranda do Douro aconteceu o congresso de homenagem a António Maria Mourinho

Durante muitos anos “António Maria Mourinho foi o pároco de S.Pedro da Silva e com ele a juventude criou uma tradição, de numa festa sentar o padre numa cadeira e carrega-lo aos ombros até à casa paroquial, onde ele distribuía vinho e tremoços pelos jovens.” Entretanto esta tradição foi abandonada pelos párocos recentes mas ainda há quem a recorde com saudade, como é o caso de Alfredo Cameirão, natural daquela aldeia.
Uma de muitas recordações, vividas no sábado em Miranda do Douro no âmbito das comemorações do centenário de António Maria Mourinho, que a autarquia organizou para se realizarem durante todo este ano. O autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes destacou a importância destas comemorações para “homenagear um dos maiores embaixadores da cultura mirandesa em todas as áreas de investigação onde trabalhou.”
O investigador e linguista António Bárbolo Alves, que se dedica ao estudo e preservação da língua mirandesa, foi um dos oradores no congresso. Relativamente ao futuro da “lhengua” considera que “o mirandês é uma língua ameaçada mas que pode ter uma função cultural importante.”
O mirandês é um caso de estudo a nível internacional e, em Setembro, vai realizar-se um congresso em Varsóvia onde o mirandês será língua oficial, dando continuidade ao trabalho iniciado por António Maria Mourinho para afirmação desta língua. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário