Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Municípios do Norte captam mais 22 milhões com acelerador de investimento do 2020

O acelerador do investimento municipal, mecanismo criado pelo Governo em novembro para aumentar a execução dos fundos comunitários 2020, permitiu injetar mais 22 milhões de euros em 30 municípios do Norte, anunciou hoje a autoridade gestora do Norte 2020.
Em causa estão os municípios da região que submeteram até 15 de fevereiro os pedidos de pagamento ao programa operacional regional Norte 2020 relativos a projetos em curso -- a implementar no contexto dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e dos Planos de Ação para a Reabilitação Urbana (PARU) -- e que por isso viram aumentar em 10% a verba aprovada, indicou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão do programa.

"Criado pela Comissão Interministerial de Coordenação do Portugal 2020 [em novembro do ano passado], esta medida permitiu às autarquias uma majoração de 10% no apoio concedido", explica a CCDR-N em nota na página oficial do Norte 2020, acrescentado que "para tal, os municípios tinham de antecipar até 15 de fevereiro uma execução superior a 15% do valor aprovado para um dos projetos integrados no PEDU ou PARU".

O total das verbas aprovadas entre PEDU e PARU nos 30 municípios que responderam ao desafio, e incluindo a majoração de 10%, ascende a 244 milhões de euros, sendo que, destes, 20,9 milhões de euros seguem quer para o programa urbano do município da Maia quer para o de Matosinhos, 18,7 milhões de euros para Viana do Castelo, 17,6 milhões para Bragança e 17,2 para Gondomar.

Ainda na lista estão 12,1 milhões de euros para Valongo e Mirandela, 11,6 milhões quer para a Póvoa de Varzim, quer para Vila do Conde, 11,1 milhões para Penafiel e Chaves e 11 milhões para Santo Tirso.

Ainda de acordo com a CCDR-N, a mesma medida prevê uma segunda oportunidade para os municípios que ainda não anteciparam pedidos de pagamento e, caso o façam até 30 de junho, têm acesso a uma taxa de majoração de 7,5%.

"O acelerador do investimento municipal assenta no pressuposto que este investimento tem uma importância relevante face ao seu papel na melhoria das condições de vida das populações e na promoção da coesão territorial e que importa incrementar uma dinâmica de apresentação, contratação e execução de projetos de natureza municipal no contexto dos apoios do Portugal 2020", destaca.

LIL // MSP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário