Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Primeira cooperativa europeia de electricidade vai fornecer energia a preço de custo em Trás-os-Montes

Mais de 200 localidades da fronteira vão poder usufruir de electricidade mais barata. A iniciativa partiu do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Douro-Duero, no qual estão representados vários municípios do distrito de Bragança e também da Guarda e de Salamanca e Zamora.
O Agrupamento está a constituir a primeira cooperativa europeia transfronteiriça de consumo de electricidade a Efi-Duero Energy que se propõe fornecer este bem a preço de custo, como destaca José Luís Pascual, director geral do AECT Douro-Duero.

“Nós compramos a electricidade no Mercado Ibérico onde a adquire qualquer companhia de electricidade e depois vamos fornecer aos nosso membros a preço de custo, sem nenhum aumento nem margem comercial. Ao mesmo preço que nos custe será fornecida aos nossos membros”, salienta.

A electricidade será comprada directamente no mercado ibérico de energia, ou seja na mesma fonte que fornece as outras companhias eléctricas distribuidoras em Portugal e Espanha, e vendida a preço de custo, sendo que os membros da cooperativa podem alcançar uma poupança que pode chegar aos 50 %.

“Realizamos estudos sobre facturas reais e a poupança encontra-se entre 30 e 40 %. A poupança não é fixa, porque as comercializadoras actuais não cobram sempre o mesmo, depende do contrato que tenham, inclusivamente pode haver uma poupança de 50 % no custo da energia”, garantiu.

A cooperativa foi constituída oficialmente a 7 de Março e espera-se que os habitantes das localidades aderentes que no distrito de Bragança incluem os municípios de Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vinhais e Vimioso, possam aderir à Efi Duero já no próximo mês.

José Luís Pascual está convencido que com as vantagens oferecidas a adesão à cooperativa será elevada.

A 5 de Abril vão ser eleitos os órgãos sociais da cooperativa e espera-se que no final do próximo mês comece a ser fornecida aos aderentes electricidade a preço de custo. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário