Workshops e apresentações musicais, gastronómicas, culturais ou simples momentos de convívio são os ingredientes que fazem a Semana de Erasmus e o Encontro de Mobilidade Internacional, no Instituto Politécnico de Bragança.
Há 13 anos que o IPB promove uma semana, dedicada aos estudantes estrangeiros deste campus académico. Luís Pais, vice-presidente para a área internacional, refere que todas as iniciativas “são pensadas com o intuito de integrar os alunos que chegam de 27 países de todo o mundo.”
Os estudantes felizes com esta atenção que lhes é dedicada mas dizem que se sentem integrados no IPB e na cidade. Oana é ucraniana, tem 21 anos, está de Erasmus em gestão e ficar em Portugal é uma possibilidade “gosto muito de Portugal e de estudar no IPB está a ser uma boa experiência, ficar a trabalhar em Portugal no final do curso é uma possibilidade.”
Quanto aos alunos cabo verdianos Sky e Nuno, estudam mestrado em contabilidade financeira e concorreram através de um programa especial de mobilidade que oferece aos alunos estrangeiros a possibilidade de tirar os cursos integralmente.
Sobrinho Teixeira, presidente do politécnico, diz que esta é “uma forma de promover a interacção entre as várias culturas e que é um dos pontos que faz com que o IPB integre o Top 3 das melhores instituições de ensino superior do país.”
A semana culminou com a corrida IPB for All, que convida todos os que se queiram juntar a esta iniciativa para a integração e promoção da igualdade de culturas.
Durante estes dias houve ainda espaço para uma feira internacional e durante toda a semana na cantina o menu foi variado com propostas e prato típicos, para que todos pudessem provar um pouco de países como a Ucrânia, Marrocos, Brasil, Rússia, México, Tunísia e outros.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário