Uma mostra de cinema judaico, com uma estreia mundial, integra aquele que é anunciado como "o maior evento nacional da cultura judaica portuguesa”, entre 15 e 18 de Junho, em Bragança.
O “Terra(s) de Sefarad: Encontros de Cultura Judaico-Sefarditas” é o tema de um programa de quatro dias que integra um congresso, exposições, concertos, cinema e outras actividades, além da presença de vários nomes de referência, nomeadamente Yasmin Levy, "a mais conhecida e celebrada voz da música sefardita contemporânea", divulgou a organização.
A Mostra de Cinema Judaico é um dos destaques do programa que inclui durante duas noites, as de 15 e 16 de Junho, curtas, documentários e ficção, no jardim do Centro do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Nesta mostra, segundo a organização, o documentário francês “O Falsificador” vai ter estreia mundial
Trata-se de um documentário que, em 16 minutos, "conta a história de Adolfo Kaminsky, um adolescente que salvou milhares de crianças ao falsificar passaportes", e que foi realizado por Samantha Stark, Alexandra Garcia, Pamela Druckerman e Manual Cinema Studios.
A mostra de cinema inclui ainda três curtas e uma longa-metragem húngara.
Tem entrada livre e foi organizada em colaboração com a JUDAICA -- Mostra de Cinema (Lisboa) e com curadoria de Elena Piatok.
Na primeira Noite serão exibidos “No Salão da Fifi”, “O Falsificador” e “As senhoras do Clube Ladino”.
Para a segunda noite está prevista a longa-metragem “Febre ao Amanhecer”.
A mostra de cinema integra o evento internacional que pretende dinamizar a investigação, preservar e partilhar a identidade religiosa e cultural dos judeus portugueses.
O património e os vestígios do contributo histórico e cultural dos judeus portugueses existentes em Bragança é o ponto de partida para o evento internacional que tem como propósito "dinamizar a investigação, preservar e partilhar essa identidade religiosa e cultural".
Para além de "sensibilizar o turismo cultural e religioso judaico, nacional e internacional, salientando a importância da cultura sefardita, este evento procura também recolocar Bragança nas rotas internacionais, especialmente através da proximidade a Espanha, dando uma tónica significativa à vasta região do Norte peninsular".
O congresso internacional incluído no programa tem a coordenação científica da Cátedra de Estudos Sefarditas e irá abordar a "Identidade e Memória Sefardita: História e Actualidade".
A iniciativa conta com o apoio do município de Bragança, que é apontado como "o centro de uma região incontornável para se compreender o património e a herança judaica em Portugal".
A cidade criou recentemente dois espaços culturais que reflectem e valorizam essa memória, concretamente o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano e o Memorial e Centro de Documentação -- Bragança Sefardita, ambos situados na rua Abílio Beça, a já reconhecida “Rua dos Museus”.
Segundo os estudiosos, "desde a Idade Média que documentalmente existem provas da importante dimensão económica e cultural da comunidade judaica de Bragança".
Com a passagem dos cristãos-novos, Bragança tornou-se, durante séculos, um dos esteios nacionais do marranismo português.
A partir de 1925, foi recriada a comunidade judaica em Bragança, tendo como base criptojudeus da cidade.
Escrito por Zita Ferreira Braga
in:www.hardmusica.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário