Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de junho de 2017

Livro de Nuno Nozelos, «Histórias ou Algo Mais»

Dizia-lhe, em 1975, o grande romancista reguense, João de Araújo Correia: «Não deixe de escrever, querido Amigo! Tem obrigação de escrever quem se distingue, pelo talento, na actual lezíria das nossas letras». O emigrante mirandelense, Pedro Cabanas, em Paris - França, escreveu-me para lhe conseguir o livro, «Histórias ou Algo Mais», de Nuno Nozelos (NN).

Entrei em contacto com a esposa, Celeste Nozelos, que me ofertou dois livros, um para Pedro Cabanas e outro para mim. O do Pedro Cabanas quero entregá-lo quando vier a Mirandela, nas férias, e o meu guardei-o para a minha ida a Edmonton - Canadá. Comecei a lê-lo na longa escala que fiz em Amesterdão e não mais parei. Saboreei-o no longo percurso em que pude acompanhar um deslumbrante e incendiado nascer do sol na primeira etapa da viagem.

Os bons livros, dos grandes autores, como Miguel Torga ou NN, leio-os de esferográfica e bloco nas mãos. «Histórias ou Algo Mais» é mais um livro, como o nome indica, de histórias ou contos, editado em 1985, e publicado, pela então prestigiada «Livraria Portugal», em que a ficção e a realidade se entrelaçam e complementam. Tal como a maioria dos provincianos, que nos fascinávamos e bebíamos a histórias e contos da tradição oral enquanto a imaginação os completava e fantasiava, o NN ouvia-os à sua Mãe e preenchiam o «vazio dos serões infindos e medonhos de Inverno» ou como prémio de calcorrear canadas ladeirentas, para o «menino pobre que era». Elas «são o revérbero da vida do seu autor».

Neste livro, com capa de Sérgio Vala, reproduzindo um trecho do rio Tuela, junto à Ponte da Pedra sobre o rio Tuela, próxima da Torre Dona Chama, NN, no capítulo «Presente de anos», desnuda um pouco da sua vida, militar, depois profissional, sendo sobretudo a meninice com os companheiros da escola primária, «Mariano, Simplício, Humberto António Machado (que «mijava para o ar e, dobrando em arco, aparava com a boca»), da M.ª do Amparo (a viver no Brasil) e da Eulália (a quem dedicava um grande afecto). Fala-nos da sua ida para o Seminário dos Missionários Espiritanos de Godim – Régua, das recordações dramáticas da Guerra Civil espanhola, das idas para o campo com os pais e da fruta abundante que a Mãe trazia para casa no estio. O livro lê-se num trago, como quem se dessedenta na canícula de Júlio (era assim que a minha Mãe referia o 7.º mês do ano em honra de Júlio César) ou Agosto.

O NN pegou no «escopro de artesão» e com uma habilidade e criatividade profundas burila a escrita. Não é fácil pintar uma tela tão real ou compor com a musicalidade ímpar um trecho das nossas letras como o NN faz. Talvez por andar em grande azáfama o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, e não estar ao corrente da doença que mina o escritor NN (com quase 85 anos), não lhe dará um obrigado. Mesmo o nosso Município poderia dar-lhe um obrigado numa deslocação que ele faça à Torre. A Junta de Freguesia da Torre já o homenageou e instituiu o «Prémio Nuno Nozelos».

Parabéns NN pelo legado escrito que nos dás com as «Histórias ou Algo Mais»! Parabéns, ainda, à esposa, Celeste, que luta para além das suas limitações, para dar ao Nuno um fim de vida que a sua alma humedecida e reconhecida agradece.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

1 comentário:

  1. Caro Jorge Lage.
    Não tendo outra forma nem lugar, venho aqui mesmo comunicar-lhe que o grande escritor e seu amigo Nuno Nozelos, faleceu hoje em Torre de Dona Chama.

    ResponderEliminar