Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Município de Carrazeda de Ansiães define prioridades para regadio

A Câmara de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, informou hoje que espera ter pronto dentro de três meses um estudo com as prioridades para o regadio no concelho, onde a agricultura é o principal motor económico.
O município assinou hoje o contrato com a empresa que vai realizar o estudo dos locais onde poderão ser construídos açudes e uma nova barragem que garantam no futuro água para o desenvolvimento da agricultura.

O presidente da Câmara, João Gonçalves, disse à Lusa que o estudo custará 20 mil euros suportados pelo município e que é o primeiro passo para cumprir um dos objetivos para o concelho transmontano que tinha definido no programa eleitoral com que ganhou as eleições em outubro de 2017.

O autarca social-democrata explicou que se trata de "um estudo preliminar para aquilatar das necessidades mais prementes" de armazenamento de água a pensar no regadio.

O município ribeirinho dos rios Douro e Tua "é tipicamente rural e explora uma grande variedade de recursos agrícolas, onde o vinho, o azeite e a maçã constituem os produtos de maior rentabilidade económica".

O presidente da Câmara lembrou "o incremento, nos últimos anos, dos pomares de maça, com a duplicação da área", que se estendem atualmente por 700 hectares.

O plano que irá ser elaborado é apontado como "o primeiro passo que é necessário dar" para a concretização do novo projeto que "pressupõe a construção de importantes infraestruturas de armazenamento, tais como barragens e açudes, para garantir a existência de suficientes reservas de água nos períodos de escassez".

O autarca ressalvou que esta "é uma das prioridades (municipais) para a agricultura" do concelho, que espera ver potenciada pelo facto de "o regadio ser atualmente uma questão nacional".

O presidente da Câmara disse ter reunido anteriormente com várias entidades ligadas ao setor, desde associações de agricultores a organismos oficiais, para avançar com o processo.

O primeiro passo é o estudo que vai agora ser realizado e que indicará os locais para a construção das infraestruturas de armazenamento de água para o regadio.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário