Sendo Mirandela conhecida como a capital da alheira, nasceu na cidade do Tua a Confraria da Alheira.
A entidade pretende promover este produto com indicação geográfica protegida e criar espaços de divulgação conforme explica a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues.
“Nasceu com a missão de promover a alheira de Mirandela, de criar espaços de divulgação e de confraternização em volta de um produto de excelência que é a Alheira de Mirandela e julgo que era fundamental termos uma confraria, à semelhança de outras confrarias que existem de outros produtos de excelência da região”, referiu.
A escritura já foi feita e a confraria nasce assim com cinco fundadores.
“Fez-se o registo e a escritura, agora vai haver regulamentação, eu só dei um suporte e um apoio à criação”, afirmou a autarca.
Em 2016, a Alheira de Mirandela foi classificado pela Comissão Europeia como um produto de indicação geográfica protegida e só pode ser produzida no concelho de origem.
Em Setembro de 2011, a Alheira de Mirandela foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, na categoria de Entrada.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário