Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de julho de 2018

Notícias da aldeia

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Às vezes apetece-me falar de banalidades que não interessam a ninguém… só para puder acreditar que a aldeia moribunda ainda regurgita de vida e é um lugar perto do paraíso.
… a quem pode interessar que o meu pequeno poço já tem dois nenúfares, um que em breve dará flores brancas e outro cor de rosa, dois jarros da água, um ranúnculo aquático, dez egérias densa, um lírio do vento, uma violeta de água e três papiros… de certo não interessa a ninguém estas pequenas coisas do meu quotidiano de memórias e pequenos nadas… tudo à medida da minha ínfima existência perdida a nordeste.
… já agora dou a notícia que também chegaram, sem anúncio prévio e por sua conta e risco, as rãs, as libelinhas e o sapo que há muitos anos é o jardineiro discreto… protetor das pragas do quintal.
Os peixes vermelhos… e as carpas nadam com se não houvesse amanhã à cata de mosquito descuidado que cai à água… e tão depressa estão no fundo misterioso do poço como se espraiam ao sol à superfície calma e em remanso…
… então o poço corre, ou quê?! Agora é que arranjou um entretimento!...
Dizem os vizinhos com um sorrisinho… como quem se ri de quem não tem mais nada que fazer…
… o poço corre… e correm os sonhos… as alegrias e as tristezas… as mágoas… e a esperança… a noite e o dia… e amanhã o nenúfar estará em flor e as alfaces já terão crescido e como diz o cantor:
- “a vida é feita de pequenos nadas”! O porco pisco repenica-se na oliveira e já fez o ninho!
… acredito!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário