Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Partidos da Assembleia Municipal de Macedo querem prolongamento do IP2 por Vinhais

Os partidos representados na Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros querem o prolongamento a Norte do IP2, partindo da Zona Industrial da Amendoeira e passando a servir o concelho de Vinhais que não dispõe de qualquer via rápida internacional.
A ideia partiu da bancada do Partido Socialista, sobre a qual, Henrique Palma, representante da mesma, explica mais um pouco.

“Esta moção já faz parte do programa do Partido Socialista há já alguns anos atrás. Foi apresentada agora para potenciar o desenvolvimento da nossa zona industrial com a plataforma logística. A ideia era haver a continuidade do IP2 com ligação a Espanha com a proximidade ao concelho de Vinhais, possibilitando também ao mesmo concelho a ligação à auto-estrada via IP2; ajudando à dinamização desta zona, uma vez que, há várias aldeias de baixa densidade populacional, de forma que, seria importante estarem também no circuito desta ligação.”

Discutida e aprovada foi a moção feita por Hernâni Dias, presidente de Bragança, que defende um projeto de ligação entre o IP2 e Puebla de Sanabria. Uma ideia que para Benjamim Rodrigues, autarca Macedense, não faz qualquer sentido, defendendo a ligação a Norte.

“O nosso território devia ser defendido em termos de coesão territorial de todo o distrito e não apenas de alguns concelhos. Neste momento, Bragança “só pensa no seu umbigo”. Aprovaram outra moção e nós temos que ter muito cuidado porque em termos de infraestruturas é extremamente importante que haja um prolongamento do IP2 através da zona de Vinhais. Eles não estão minimamente preocupados que a zona de Vinhais tenha acessos Internacionais, mas se nós também não nos preocuparmos, será mais uma zona a ser despovoada. Temos que pensar que o despovoamento dos outros irá contaminar-nos a nós a curto/médio prazo. O território tem que lutar por uma ligação a Norte, temos que ligar às portas da Galiza e eles (em Bragança) já têm duas ligações com as quais já concordamos e têm que defender ainda a ligação do IC5, que não o fazem.”

Também o PSD e o CDS se aliaram à moção apresentada pelo PS, esta que foi aprovada por unanimidade no final da Assembleia Municipal.

Carlos Carneiro, representante da bancada do Partido Social Democrata, esclarece que todas as medidas que desenvolvam a região serão sempre defendidas pelo partido.

“Em tudo aquilo que permita o desenvolvimento do concelho e da região, o PSD estará sempre pronto a apoiar qualquer posição ou sugestão; seja do PS, do CDS ou até do Executivo. Entendemos que esta medida é importante, que devia ser transversal ao concelho de Vinhais e Bragança, de modo a que a região ficasse muito mais bem servida em termos de ligação a Espanha.”

Esta proposta vai agora ser enviada para o Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal, Grupos Parlamentares e Primeiro-Ministro, juntamente com uma moção de apoio por parte do Município de Vinhais.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário