Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Projeto de prevenção de fogos no Gerês vai ser replicado no Montesinho e no Douro Internacional

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, está esta sexta-feira em Bragança a apresentar um investimento de cerca de 2,1 milhões de euros em dois projetos de proteção e restauro de espécies e habitats prioritários nos Parques Naturais de Montesinho e do Douro Internacional com vista à prevenção de incêndios florestais até 2020.
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Os projetos contam com o reforço de meios no terreno, nomeadamente do Corpo Nacional de Agentes Florestais, que permitiu a criação de três equipas de cinco elementos, duas para Montesinho e uma para o Douro Internacional. "Já estão todos contratados e a trabalhar. Temos que ter gente que não tendo a responsabilidade de apagar incêndios, são os primeiros a chegar, muitas vezes apagam os fogachos quando são de pequena dimensão, que acompanham os bombeiros aos locais e no fim ficam a fazer o rescaldo. Além de toda a responsabilidade do dia a dia", explicou o ministro ao JN.

Um projeto-piloto foi testado "com sucesso", realçou João Pedro Matos Fernandes, no Parque Nacional da Peneda Gerês, onde se conseguiu baixar a área ardida no ano passado. Em 2017 registaram-se 15 ignições e 400 hectares de área ardida no Parque Natural de Montesinho. No Douro Internacional a situação foi mais grave, com 20 ignições registadas que dizimaram 7100 hectares, o equivalente a 45% de território de elevado valor natural.

No Parque de Montesinho, a recondução do Plano de Ordenamento, em curso, não é pacífica. Os autarcas de Bragança e Vinhais têm manifestado dúvidas sobre o documento que está a ser preparado. Todavia, o ministro diz que o plano existente se vai transformar num programa. "Há uma diferença enorme. Os planos vinculavam os particulares e os programas não. Os Planos Diretores Municipais é que vão absorver essas regras. É uma mudança enorme", afirmou.

Glória Lopes
Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário