terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Planalto Mirandês vai apresentar candidatura das máscaras a Património Cultural Imaterial

O Planalto Mirandês vai apresentar uma candidatura das máscaras dos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro a Património Cultural Imaterial.
Uma candidatura que, segundo revelou o autarca de Mogadouro, Francisco Guimarães, no sexto Encontro de Máscaras do concelho, será feita através do Douro Superior, que abrange, neste momento, sete concelhos. Conforme o autarca, a ideia já ganhou forma e procurar-se-ão agora ajudas para que possa concretizar-se. "Vamos trabalhar em conjunto de forma a apresentar esta candidatura, quanto antes melhor. Miranda do Douro será o nosso elo de ligação mais próximo já que também tem bastante daquilo que são as festas do solstício de inverno. Vamos pensar em fazer através do Douro Superior essa candidatura, que abrange sete concelhos. Ainda está muito fresca mas já não é só uma ideia".

Estas tradições ancestrais, que o nordeste transmontano vive, nesta altura do ano, onde os mascarados saem à rua, tem despertado cada vez mais a curiosidade de investigadores que procuram compreender o significado destas manifestações. E porque recentemente foi descoberta a máscara de Valverde e a galdrapa de Vila Chã da Braciosa, o autarca acredita que é fundamental que esta pesquisa seja feita. "Há, neste momento, pessoas a estudar aquilo que eram as máscaras e as tradições. Algumas desapareceram com o tempo, Valverde foi uma delas mas já conseguimos recuperar, pelo menos, aquilo que seria a imagem do careto mas, certamente, haverá muitas mais e por isso é importante que aquelas pessoas que estão ligadas à história e conhecimento do que são as máscaras que nos possam surpreender", referiu o autarca.

De Portugal, a vila recebeu, nesta sexta edição do Encontro de Máscaras de Mogadouro, caretos, chocalheiros, farândulos e sécias do concelho e de Miranda do Douro, assim como de localidades como Salsas, em Bragança, Lagoa de Mira, em Coimbra e Lazarim, em Lamego, e ainda Castela e Leão e Galiza, do lado espanhol. "Vamos alargando sempre e este ano contamos com 15 grupos o que já é óptimo", explicou Francisco Guimarães.

No encontro foi ainda inaugurada a exposição "Uma Viagem pelo Mundo das Máscaras" de Mercedes Vazquez Saavedra, no Salão Nobre dos Passos do Concelho. Mercedes Vazquez Saavedra, que já fotografou as cinco máscaras do concelho mogadourense confirma a importância destes desfiles e eventos mas todo o esplendor das máscaras está no seu local de origem, onde faz questão de as fotografar. "Estou encantada por estar aqui porque é um concelho que tem cinco máscaras que são muito importantes e o que é mais emocionante e o que sempre reivindico é que continuem sempre no seu lugar. São muito bons estes desfiles mas as máscaras nos seus locais de origem é um privilégio".

O desfile aconteceu pela tarde deste último sábado. A exposição reúne mais de 160 fotografias e estará patente todo o mês de Janeiro.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves e Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário