Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

As comemorações do tricentenário de Camões (1880) e do centenário do marquês de Pombal (1882) em BRAGANÇA

A Cidade de Bragança, em 1880, associou-se à comissão de festejos para o tricentenário de Camões, dando o nome do poeta a uma das praças da Cidade, que passa a designar-se Praça de Camões, nomeando uma representação da Câmara ao “cortejo triunfal” efetuado em Lisboa, concorrendo com uma verba de 40 000 réis para “esmolar os pobres e enxugar algumas lágrimas aos desgraçados”, e distribuindo aos alunos mais bem classificados os exemplares dos Lusíadas que lhe tinham sido remetidos pelo Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro. E em 1882, na sequência dos ofícios recebidos das comissões executivas da celebração do centenário do Marquês de Pombal, em Lisboa e Porto, e da comissão destas celebrações em Bragança, a Câmara, em seis de maio, decidiu tomar parte nos festejos cívicos que tiveram lugar na Cidade, dando o nome de Rua do Marquês de Pombal à então denominada Rua do Terreiro.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário