Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de abril de 2019

SUAVES MILAGRES DA CRIAÇÃO

Olá minha gente!

Estamos chegados ao final de Abril e, passados mais de vinte anos, voltou a nevar no dia 24 de Abril. Como nos disseram os nossos tios e tias, “as zurbadas que vieram foram ouro que caiu do céu”. Agora é só esperar que as terras permitam que se comece a “vergar a mola”, o que deve acontecer em breve, já que o sol vai voltar.

No passado Domingo estivemos em directo de Vilar dos Peregrinos (Vinhais), a fazer o Especial Domingão, na capela do S. Jorge. Embora o dia de S. Jorge fosse a 23 de Abril, a Associação Cultural e Recreativa da aldeia decidiu fazer um almoço naquele dia com cordeiros, leitões, frangos, pão e sobremesas, oferecidos pelas pessoas da aldeia ao S. Jorge, para angariar fundos que reverterão para a festa grande, a realizar nos dia 24 e 25 de Agosto.

A tia Graça do Cavaquinho, a nossa minhota que vive no cruzamento de Pombares (Bragança), contou-nos que há uns tempos lhe apareceu uma cadela prenha no estábulo das ovelhas e ficou por lá a viver com elas. Entretanto pariu e os cachorros não resistiram ao pisotear do rebanho. Começou então a amamentar um cordeirinho de uma ovelha que teve dois. Como não é uma coisa muito normal, embora já haja conhecimento de outros casos idênticos, perguntei à minha cunhada, Elsa Fernandes, que é veterinária, que explicação havia para que animais “adoptem” crias de outra espécie:

“Os cães são animais sociais, por isso gostam de interacção com humanos e não-humanos também. Assim, os cães facilmente aceitam outras espécie animais. É claro que eles preferem interagir com outros cães, mas são capazes de se ligar a qualquer outra espécie, se forem criadas as circunstâncias certas. Os cães sentem-se desconfortáveis quando estão sozinhos. Adoptar um animal de outra espécie na sua matilha é assim um mecanismo de suporte.

Está descrito que os cães adoptam gatinhos, cordeirinhos, cabritinhos, patinhos e até tigres bebés! Desde os animais domésticos até aos mais exóticos tem-se assistido a cães aceitarem todo o tipo de animais não caninos na sua matilha. Mas então porquê? Ver esta foto ternurenta aquece-nos o coração e é inevitável não sorrir à constatação desta realidade.

As cadelas tem mais probabilidade de adoptar do que qualquer outro animal devido a biologia específica da espécie. Todos os mamíferos libertam certas feromonas-químicos libertados que servem de comunicação através do olfacto. Assim, os mamíferos bebés ao libertarem as feromonas emitem um pedido de ajuda que é detectado pelo excelente faro das cadelas que o interpretam e respondem a esse pedido de ajuda oferecendo aos animais bebés os seus instintos maternais e desta forma começando a tratá-los como se dos seus próprios cachorros se tratasse! Assim é a sabedoria da natureza!”

Na última semana estiveram de parabéns o tio Póvoa (67), de Tinhela (Valpaços); a tia Maria Lúcia (61), de Pinelo (Vimioso); o tio Marcolino (68), de Mirandela; o Hugo Miguel (28), de Milhão (Bragança); o tio Fernando Correia (78), de Zava (Mogadouro); a Susana Mesquita (37), de Bragança; a tia Justina (82), de Grijó (Bragança) e o primo Martim, de Rio Frio (Bragança). A todos muita saúde e paz, que o resto a gente até faz!

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário