Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Miranda investiu 2 ME nos últimos 4 anos em iluminação LED

O presidente da Câmara de Miranda do Douro afirmou hoje ter já investido dois milhões de euros, nos últimos quatro anos, na instalação de pontos de luz de tecnológica LED, o que permite economizar recursos financeiros ao município.
"Trata-se de um projeto que temos vindo a desenvolver nos últimos quatro anos e agora vamos investir mais meio milhão de euros, provenientes do Fundo Ambiental, para a substituição gradual de 2.400 pontos de luz espalhados pelo concelho", explicou à Lusa Artur Nunes.

Na estimativa do autarca de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, o concelho tem cerca de 6.000 pontos de luz e com o investimento que está a ser executado mais de metade do concelho ficará dotado de luminárias de tecnologia LED – Light Emitting Diode.

"Até ao final do mandato pretendemos que o concelho de Miranda do Douro fique complemente dotado de luminárias LED, havendo, assim, uma maior eficiência energética e uma poupança de recursos financeiros, que poderão ser depois alocados em outras iniciativas", frisou o responsável autárquico.

O município de Miranda do Douro já investiu nesta tecnologia em parceria com a EDP, tendo sido substituídas algumas dezenas de luminárias, em alguns pontos mais específicos do território.

"Em todos este processo, a nossa prioridade foi substituir a lâmpadas de grande consumo como lâmpadas de 500, 200 e 100 watts. De momento estamos a substituir ponto de luz de 70 wattts", concretizou o autarca de Miranda do Douro.

O próximo passo, de acordo com Artur Nunes, será intervir no sistema de bombagem de água para o abastecimento público para aqui haver uma economia de energia.

"Já começámos por colocar baterias condensadoras para alimentar parte do sistema de bombagem de água, mas o processo vai continuar", indicou.

A iluminação cénica no concelho será outras das áreas a intervir, com incidência no património histórico.

Apesar de haver duas das maiores barragens da região Norte, em termos de produção elétrica no concelho de Miranda do Douro a fatura energética do município ainda ronda um milhão de euros por ano.

Parte desta aposta resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" para a instalação de novas luminárias.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário