Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Escavações no castelo de Miranda do Douro revelaram estruturas do séc. XV

Já foram apresentados mais resultados das escavações arqueológicas ao antigo castelo de Miranda do Douro. O objectivo dos trabalhos era conhecer mais factos históricos da guerra do Mirandum, do século XVIII.
Rui Pinheiro, responsável pelos trabalhos de escavação, que começaram em Novembro e terminaram na semana passada, afirma que foram feitas mais descobertas como, por exemplo, o que pode ser a torre de menagem do castelo:

“Para além da torre de menagem, foram ainda encontrados “a zona da licã ou lissã, que é o espaço que é ocupado pela barbacã, o arranque das obras joaninas, o empedrado associado a isso e o resto do muro das estroeiras, da segunda metade do século XV”. 

Rui Pinheiro reforça a importância da descoberta de uma bancada de tiro, que já pertence aos primeiros resultados da escavação e acredita que o resultado dos trabalhos foi superado.

“Mais importante do que isto tudo é o complexo que existe aqui”, acrescentou Rui Pinheiro.

Mónica Salgado, arqueóloga e coordenadora da escavação, esclarece que agora se segue a segunda fase que passa pelo restauro da muralha: “a segunda fase do projecto vai o ser o restauro de parte da muralha, o que for possível com as verbas que temos”.

As escavações podem não ficar por aqui já que há diversas descobertas para as quais não existe explicação absoluta e não se conseguiu apurar de que período serão. Uma terceira fase pretende requalificar a parte envolve e os terrenos contíguos ao castelo. Os trabalhos foram promovidos pela Direcção Regional de Cultura do Norte, em parceira com o município de Miranda, a propósito da “Operação Castelos a Norte”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário