Já foram apresentados mais resultados das escavações arqueológicas ao antigo castelo de Miranda do Douro. O objectivo dos trabalhos era conhecer mais factos históricos da guerra do Mirandum, do século XVIII.
Rui Pinheiro, responsável pelos trabalhos de escavação, que começaram em Novembro e terminaram na semana passada, afirma que foram feitas mais descobertas como, por exemplo, o que pode ser a torre de menagem do castelo:
“Para além da torre de menagem, foram ainda encontrados “a zona da licã ou lissã, que é o espaço que é ocupado pela barbacã, o arranque das obras joaninas, o empedrado associado a isso e o resto do muro das estroeiras, da segunda metade do século XV”.
Rui Pinheiro reforça a importância da descoberta de uma bancada de tiro, que já pertence aos primeiros resultados da escavação e acredita que o resultado dos trabalhos foi superado.
“Mais importante do que isto tudo é o complexo que existe aqui”, acrescentou Rui Pinheiro.
Mónica Salgado, arqueóloga e coordenadora da escavação, esclarece que agora se segue a segunda fase que passa pelo restauro da muralha: “a segunda fase do projecto vai o ser o restauro de parte da muralha, o que for possível com as verbas que temos”.
As escavações podem não ficar por aqui já que há diversas descobertas para as quais não existe explicação absoluta e não se conseguiu apurar de que período serão. Uma terceira fase pretende requalificar a parte envolve e os terrenos contíguos ao castelo. Os trabalhos foram promovidos pela Direcção Regional de Cultura do Norte, em parceira com o município de Miranda, a propósito da “Operação Castelos a Norte”.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário