Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Livro da Azimute sensibiliza crianças para a importância das sementes nativas

“Chuvisca e os Guardiões das Sementes Nativas” é o mais recente livro da escritora Margarida Fonseca Santos, criado no âmbito do projecto “Sementes com vida”, a convite da Azimute.
A escritora de livros infantis e juvenis, Margarida Fonseca Santos, narrou a história da procura das sementes originais. “São dois miúdos que vão à procura das sementes originais, as ancestrais, as mais bem resguardadas para reabilitar as culturas autóctones e que podem ter outras condições se estiverem no seu meio e se as sementes tiverem sido bem resguardadas. Quem os chama é uma nuvem chamada chuvisca, vão andando pelas aldeias e recolhendo as sementes”, contou.

Para além da distribuição do livro a 700 alunos, do terceiro e quarto ano, do concelho de Bragança e de Vimioso, os estudantes também vão receber sementes para plantarem para perceberem a importância que têm, como contou, João Cameira, presidente da Azimute.

“Vamos fazer algumas dinamizações nas escolas com bombas de sementes, que são bolas de argila com várias sementes, que os miúdos vão poder semear num vaso ou num terreno e esperar para ver o que vai nascer e sensibilizá-los para a importância da preservação das sementes, de ter uma alimentação saudável e para o reforço dos laços intergeracionais, porque muitos dos seus avós  ainda têm essa tradição”, destacou.

O livro é apoiado pela missão Continente e também tem como objectivo sensibilizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e o reforço dos laços intergeracionais. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário