O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, acolhe, hoje, o resultado de uma semana de residência artística entre a banda brasileira Boogarins e alguns alunos do instituto politécnico.
O espectáculo musical, que começa às dez da noite, baseia-se no improviso e na exploração de um universo que conjuga som e imagem. Para os alunos o improviso num concerto acaba por ser uma novidade mas para a banda, segundo explica Benke, o guitarrista, também é por algo novo porque estão a trabalhar com pessoas diferentes. “Procuramos produzir coisas e apresentar aos alunos uma nova forma de fazer as coisas que desse para juntar com a nossa performance. Com os alunos da música mostramos isso, jeitos diferentes de fazer improviso e improviso”, afirmou.
Este tipo de oficinas é feito diversas vezes pela banda mas, como conta Dinho, membro da banda, em Portugal é apenas a segunda vez. Nestes moldes é até mesmo a primeira. “Já fizemos esta espécie de oficina mas era sempre no intuito de gravação das pessoas estarem ali e gerar um material de gravação”, adiantou.
O resultado final, em que serão mostradas, em vídeo, várias imagens de Bragança, captadas pelos alunos, é apresentado esta noite no jardim do museu. Ynaia, também da banda, espera que o público aplauda a ideia. “Como é uma coisa muito do momento acho que a única coisa que temos preparado é a parte de vídeo e espero que as pessoas “comprem a ideia” e participem do espectáculo”, contou.
Os alunos envolvidos nesta experiência são dos cursos de Animação e Produção Artística, Arte e Design e Música do IPB.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário