Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano discutem doença em Macedo de Cavaleiros

“A saúde da mulher com diabetes” foi um dos temas discutidos nas IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, que começaram ontem e terminam hoje, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Um assunto que ainda é pouco discutido, mas que merece atenção, explica Raul Sousa, coordenador da unidade funcional da diabetes.

“Nestes últimos três anos optamos pela microangiopatia, e desta vez pensamos na diabetes gestacional, porque é uma situação que embora não seja frequente, exige muitos cuidados dos profissionais de saúde, e porque temos muitas mulheres diabéticas que querem engravidar e por isso temos que lhes dar uma gravidez o mais saudável possível, dentro da sua doença. Este é um tema um pouco diferente para abrir as jornadas”, sublinhou.

No dia de hoje, a nefropatia diabética é um assunto discutido, em mesa redonda com a apresentação de casos reais.

“Este ano falamos também do rim, da nefropatia diabética. De manhã, teremos uma mesa redonda com a equipa médica e de enfermagem acerca do cuidado dos doentes, até àqueles que exigem outro cuidado e atenção, como é o caso dos doentes diabéticos que fazem hemodiálise. De tarde, escolhemos fazer duas mesas diferentes, sendo que na primeira estará a unidade coordenadora funcional, e depois daremos voz aos internos de medicina geral e familiar e até de outras especialidades. Será uma espécie de tertúlia com os internos com casos clínicos para discussão como tele-votos, que me parece que será bastante interessante”, acrescentou.

Ontem realizou-se ainda um workshop acerca da utilização da insulina e de antibióticos orais no tratamento da diabetes. 

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário