Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Primeira fase da ampliação da zona industrial de Carrazeda de Ansiães vai custar 2,5 milhões de euros

Dos dois milhões e meio, 600 mil euros são para a aquisição de terrenos.
É o investimento mais avultado inscrito pelo executivo municipal no plano e orçamento para 2020, que será votado na Assembleia Municipal da próxima segunda-feira.

No total, a Câmara tem prevista uma despesa a rondar os 14,4 milhões de euros, mais 300 mil que em 2019.

A diferença mais relevante é que, segundo o presidente da Câmara Municipal, João Gonçalves, contempla já alguns dos objetivos traçados para o mandato. “É um orçamento, julgo que, equilibrado, que vem na sequência dos anteriores mas que contempla já situações tão relevantes para o concelho como a execução da ampliação da zona industrial e outro tipo de investimentos, muito importantes para o concelho, como o apoio à agricultura, uma candidatura que estivemos a preparar e que submetemos em Novembro, no âmbito do PDR”.

Segundo referiu ainda João Gonçalves, há outras candidaturas já submetidas para a obtenção de fundos comunitários. Uma para Foz-Tua no valor de 400 mil euros e outra para Mogo de Malta onde serão investidos 200 mil euros.

Há ainda uma outra candidatura em curso para requalificar mais algumas ruas da vila de Carrazeda, com um custo de 400 mil euros.

Na rubrica das políticas sociais, a Câmara de Carrazeda quer continuar a ajudar os estratos sociais mais desfavorecidos, bem como conceder apoios à natalidade, melhoria da habitação, problemas de saúde, entre outros.

No campo da saúde, a Câmara vai manter o apoio ao transporte de doentes oncológicos do concelho para o Instituto Português de Oncologia, no Porto. “Vamos melhorar as condições de transporte. Temos um procedimento em decurso para a aquisição de uma viatura para fazermos face a essa necessidade”, disse o autarca.

Refira-se ainda que o pacote fiscal para 2020 mantém-se nos mínimos. “Continuamos, à semelhança do ano anterior, a ter o pacote fiscal no mínimo possível. Em termos de IMI temos 0,3% nos prédios urbanos e o IMI familiar está implementado com o apoio àqueles agregados familiares com mais filhos, para que possam beneficiar dessa tabela. Também abdicamos totalmente do IRS, significa que os 5% para nós são 0”, explicou o presidente da câmara.

Na área do ensino, o autarca de Carrazeda revela que “no princípio de 2020 estarão finalmente terminadas as obras no agrupamento de escolas” e que o protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança vai manter-se.

Neste momento já estão a ser ministrados nas instalações da antiga Escola Profissional de Ansiães dois cursos técnicos superiores profissionais, frequentados por cerca de 50 estudantes, mas “a vontade é que se possa, no próximo ano, ter ainda mais alunos”.

A autarquia de Carrazeda pretende investir mais cerca de 600 mil euros na redução do consumo de energia na iluminação pública e desta forma concluir a cobertura do concelho com luminárias LED.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Foto: Município de Carrazeda de Ansiães

Sem comentários:

Enviar um comentário