Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de abril de 2021

Associações do Planalto Mirandês com protocolo renovado

 A Movhera, a nova concessionária das seis bagagens transmontanas, renovou por quatro anos um protocolo com o "Grupo Nordeste", uma entidade que engloba três associações de defesa do meio ambiente do Planalto Mirandês.
“Os três protocolos estabelecidos com as três associações irão monitorizar e assegurar as Medidas Ambientais implementadas para mitigar ou compensar o impacto das barragens do Baixo Sabor e Feiticeiro”, disse à Lusa fonte oficial da Movhera.

A empresa pretende, desta forma, contribuir para “proteger o meio ambiente e a biodiversidade do território do Baixo Sabor que integra os concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.

Este protocolo assinado com Grupo Nordeste engloba a Associação dos Produtores Florestais do Nordeste Transmontano (APFNT), Associação dos Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste (PALOMBAR), Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA).

“Destas medidas descascam-se a manutenção de áreas florestais e a sua proteção contraincêndios, programas de proteção de espécies que habitam a zona de impacto dos reservatórios: aves de rapina, mamíferos aquáticos (lontra, e toupeira-de-água), morcegos, lobos”, indicou a fonte.

Através destas iniciativas, a Movhera “orgulha-se de contribuir para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade da região onde estão instalados os seus ativos, bem como de desenvolver o emprego local”.

“Os trabalhos protocolados asseguram 16 postos de trabalho neta região do Planalto Mirandês (Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso) “, indica a nova concessionária das seis barragens situadas na bacia hidrográfica do Douro.

Miguel Nóvoa, coordenador do Grupo Nordeste, disse que a preferência da Movhera pela escolha de entidades locais ligadas ao desenvolvimento sustentável só demonstra uma atitude positiva e construtiva para o desenvolvimento sustentável com base no potencial natural do território.

“Este investimento reverte na sua maioria para a região, através de aquisição de consumíveis e materiais diversos é importante para a economia local e ao mesmo tempo ajuda a fomentar a fomentar a criação de emprego”, garante o dirigente.

Este protocolo com a nova entidade concessionária das seis barragens da bacia hidrográfica do Douro é, na opinião de Miguel Nóvoa, uma aposta no conhecimento deste território do interior profundo que por vezes é esquecido em detrimento de outras opções geográficas.

O consórcio da Engie, Crédit Agricole Assurances e a Mirova, que comprou seisbarragens à EDP por 2,2 mil milhões de euros, criou a marca Movhera para atuarno negócio, em Portugal.

A Assembleia Geral da Movhera, a nova concessionária das seis barragens transmontanas validou a transferência definitiva da sede da empresa do Porto para Miranda do Douro em 31 de março de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário