Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Câmara de Vinhais cria apoio para produtores de fumeiro e de porco bísaro

 O município de Vinhais aprovou um regulamento para apoiar os criadores de porco bísaro e os produtores de fumeiro do concelho.
Luís Fernandes, presidente da câmara, estima que o investimento da autarquia ronde os 50 mil euros anuais e que seja uma forma de aumentar o efectivo de animais, assim como que haja mais produtores a certificar o fumeiro.

“Entendemos que, tendo em atenção a importância que tem o porco bísaro no contexto do fumeiro de Vinhais, teríamos de criar mais condições para apoiar os criadores de porco bísaro e produtores de fumeiro. Todos os apoios, que serão entregues através de vouchers, terão de ser gastos no comércio local”, afirmou.

Além de do apoio dado aos criadores, por cada animal, e da ajuda monetária na certificação, o município também prevê apoiar financeiramente no abate e na elaboração de projectos, nomeadamente para criação de unidades de transformação de fumeiro.

“Por cada fêmea são 30 euros e por cada macho 20 euros. Mesmo para outros suínos que sejam abatidos no matadouro estamos a falar de 15 euros por animal. Em relação à certificação pagamos até 180 euros anuais a quem quiser certificar o fumeiro”, esclareceu.

A câmara de Vinhais também anunciou que vai apoiar os oito matilheiros do concelho. A pandemia também suspendeu a actividade venatória e por isso, segundo Luís Fernandes, percebeu-se que havia necessidade de os ajudar.

A ração para distribuir será adquirida no comércio local, uma forma de apoiar também os comerciantes do concelho. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário