Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 21 de novembro de 2021

Comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial com 100 iniciativas

 O programa das comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial inclui uma centena de iniciativas entre 2021 e 2022, como o prémio “Vinha D´Ouro 2022”, uma ópera, exposições, o lançamento de um hino e um vinho.


“Esta programação não se confina a um propósito comemorativo. As comemorações sobre os 20 anos do Douro Património Mundial devem ser o solo para uma reflexão prospetiva sobre os próximos 20 anos”, afirmou António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O programa das comemorações dos 20 anos da distinção do Alto Douro Vinhateiro pela UNESCO foi apresentado hoje, no Peso da Régua, no distrito de Vila Real.

As comemorações arrancam a 14 de dezembro com uma cerimónia evocativa, em Lamego, e prolongam-se até 14 de dezembro de 2022. Foi precisamente a 14 de dezembro de 2001 que o Alto Douro Vinhateiro foi classificado como Património Mundial da Humanidade.

A vice-presidente da CCDR-N, Célia Ramos, disse que “esta é uma agenda ainda em aberto, em construção”, mas estima “mais de 100 iniciativas ao longo do próximo ano”.

Referiu ainda que a programação será como uma “narrativa” que “faz uma ponte entre o passado e o futuro”.

O programa inclui iniciativas de caráter cultural, como a estreia da ópera duriense “Mátria”, assim como exposições, concertos, um ciclo de seminários e conferências, ações de marketing de território e de internacionalização, a participação em feiras nacionais e internacionais e um conjunto de iniciativas de educação para o património.

Inclui ainda o prémio "Vinha D´Ouro 2022", numa parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), que visa distinguir as boas práticas em viticultura que salvaguardem os interesses patrimoniais e que sejam exemplo de boas práticas do ponto de vista ambiental, no território classificado pela UNESCO.

Será também lançada a sétima edição do prémio de Arquitetura do Douro que distingue as boas práticas de arquitetura no Património Mundial. Este ano, o júri contará com a presença do arquiteto Eduardo Souto Moura, vencedor da última edição.

A programação inclui uma campanha de marketing territorial baseada em 20 histórias de vida de durienses, uma exposição fotográfica conjunta dos museus do Douro e do Côa baseada no arquivo visual do Douro, o lançamento do “hino ao Douro”, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

Será também apresentado um vinho comemorativo, numa parceria da DRAPN e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP),

“O nosso principal papel (da CCDR-N) será o de constelar e agregar, num programa integrado, as iniciativas desenvolvidas por um conjunto de instituições regionais ligadas ao Douro Património da Humanidade”, referiu António Cunha.

Integram a comissão organizadora das comemorações a Comunidade Intermunicipal do Douro, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, as direções regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas do Norte, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o IVDP, os Museus do Douro e do Côa e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

As comemorações contam com o “alto patrocínio” do Presidente da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário