Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Festival Música do Mundo anima Bragança

 Bragança recebeu, no sábado, o primeiro Festival Música do Mundo. Organizado pela União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo e pelo Centro Social Paroquial Santos Mártires, assumiu-se como uma iniciativa intercultural. Por isso, ao longo da tarde e da noite, passaram pela Praça da Sé várias pessoas de algumas nacionalidades que a cidade acolhe


Ivandro Robalo, da organização, explica que a ideia é criar mais aceitação, dando a conhecer a cultural de cada país. "O nome é Festival Intercultural, ou seja, é um festival de música do mundo. Reunimos cerca de 10 países com pessoas que vieram partilhar as suas culturas, através da música, dança e poesia. Isto é muito importante. A cultura é a identidade de uma pessoa. Queremos que haja interculturalidade porque isso é importante para as pessoas que chegam aqui".

Carlitos Alexandre foi um dos artistas que passou pela Praça da Sé para mostrar o que sabe fazer e considerou que o festival serviu para trazer alguma dinâmica e animação à cidade. "Sou DJ. Passo todo o estilo de música, desde o afro, ao kizomba, a pimba. Isto é mais que um hobbie, é uma paixão. Vim aqui para mostrar um pouco do meu trabalho e para animar o pessoal. Além de ser bom porque os jovens mostram os seus talentos, também é importante para animar a cidade".

Rui Magalhães, de Mogadouro, esteve no festival a dar a conhecer parte da cultura e identidade da região, através do folclore. "Desafiaram-nos a vir ensinar duas danças tradicionais da zona e aqui estamos para isso. Gostamos muito desta área. Vamos às aldeias recolher danças e falamos com as pessoas de idade. Vamos ensinar aquilo que nós aprendemos também. Bragança está a tornar-se cada vez mais uma cidade multicultural. É muito interessante nós ensinarmos este tipo de danças a pessoas de outros países".

O festival insere-se na candidatura dos Santos Mártires ao programa Bairros Saudáveis, um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário