Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Sendim: Vila dinâmica e cheia de vida

 No dia 13 de julho, Sendim, comemorou o 32º aniversário de elevação a vila, numa cerimónia que se iniciou com a reabertura da Casa da Cultura Sendinesa, seguida da missa em sufrágio dos sendineses já falecidos, o jantar convívio, a atuação dos grupos tradicionais, a entrega dos prémios aos melhores alunos do ano letivo 2021/2022 e o baile final.


No seu discurso, o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, elogiou o povo trabalhador da localidade que fez de Sendim vila.

“Foi graças ao povo trabalhador que Sendim se fez vila” – Luís Santiago.
Sobre a reabertura da Casa da Cultura Sendinesa, o autarca agradeceu o trabalho da vice-presidente, Paula André, pela ideia e o trabalho de preparar a biblioteca. Segundo Luís Santiago, a biblioteca é constituída por livros doados, ao longo dos anos, por sendineses, como o padre Manuel Afonso, Zeca Meirinhos, Bino, José Santiago e Mário Correia.

“Agradecemos ao Mário Correia pelo trabalho de catalogação dos livros”, disse.

Para além da biblioteca, a Casa da Cultura Sendinesa vai ser um espaço de exposições e posto de turismo, onde os turistas poderão receber informações sobre a região e adquirir pequenas lembranças de Sendim.

A presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, que também participou na comemoração do aniversário de elevação a Sendim a vila, lembrou o feito realizado há 32 anos atrás:

“Recordo-me bem da festa que foi a elevação de Sendim a vila. Foi o culminar da vontade coletiva de Sendim em ser tratado com maior deferimento e respeito”, disse.

Para Helena Barril, este reconhecimento foi muito importante para Sendim e para o concelho de Miranda do Douro.

“Recordo-me bem da festa que foi a elevação de Sendim a vila. Foi o culminar da vontade coletiva de Sendim em ser tratado com maior deferimento e respeito” – Helena Barril.
A presidente do município referiu-se ainda à reabertura da Casa da Cultura Sendinesa, como um imperativo, dado a que cultura local é um fator de atração, de interesse e desenvolvimento.

Esta cerimónia na Casa da Cultura Sendinesa conclui-se com a atuação das Pauliteiras de Sendim.

De seguida, celebrou-se na igreja matriz, a missa em sufrágio de todos os sendineses já falecidos.

Na celebração, o pároco de Sendim, sublinhou a importância do dia 13 de julho para toda a população e agradeceu a vida daqueles que já faleceram e contribuíram para edificar a comunidade.

Após a eucaristia, seguiu-se um lanche convívio, na praça central de Sendim, onde a junta de freguesia ofereceu caldo verde e porco no espeto à população.

O serão foi animado com a novidade do regresso às atuações do Grupo Etnográfico de Sendim.

“Que alegria ver tantas crianças a dançar as músicas tradicionais, como o Senhor Galandum e o Mirai Qu’Alforjas” – ouviu-se no público.

No serão, atuaram também os grupos de pauliteiras e pauliteiros de Sendim.

Após as atuações dos grupos tradicionais, a União de Freguesias de Sendim procedeu à entrega dos prémios aos melhores alunos, da escola EB 2/3, no ano letivo de 2021/22.

“Que alegria ver tantas crianças a dançar as músicas tradicionais, como o Senhor Galandum e o Mirai Qu’Alforjas” – ouviu-se no público
“Com este prémio simbólico, a União de freguesias de Sendim e Atenor quer premiar o esforço e reconhecer o mérito dos alunos”, justificou Luís Santiago.

As comemorações do 32º aniversário da vila de Sendim encerraram com a atuação de grupo musical sendinês, DM.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário