Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Festival aéreo “Red Burros Fly In” regressa no sábado

 O festival aéreo “Red Burros Fly In” regressa aos céus de Mogadouro no sábado, num novo formato, com a presença de 100 aeronaves, depois de dois anos interregno devido à covid-19, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.


“Em anos anteriores, o festival decorria na sua totalidade no Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM). Contudo, na edição deste ano o evento será repartido pelo AMM, onde será possível observar uma exposição que contará com uma centena de vários modelos de aviões, ficando a zona do castelo reservada às acrobacias aéreas”, explicou António Pimentel.

De acordo com o autarca daquele município do distrito de Bragança, o “Red Burros Fly In”, é já um festival de dimensão internacional, contando com a presença de vários pilotos estrangeiros, sobretudo espanhóis, para um total de inscrições de 108 aviadores.

Do programa consta o lançamento de paraquedistas (Falcões Negros do Exército). Durante o festival está prevista a passagem de uma patrulha de aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP).

Já no que respeita às acrobacias aéreas, as mesmas estarão a cargo de pilotos como Luís Garção, no seu Pitts S2B, e José Lickfold de Oliveira, da LickAir.

A acrobacia de formação tem presença assegurada com os YakStar, onde três aeronaves executaram manobras a mais de 300 quilómetros/hora.

Outra das presenças aguardadas é a Patrulha Fantasma, a única na Península Ibérica a executar manobras com aeronaves “com motores de características dissimilares”.

A organização deste festival, que vai já na sua 11.ª edição, promete ainda a presença da “acrobacia clássica”, com um North American T-6, avião que fez história ao serviço da FAP.

Outras das novidades introduzidas na edição de 2022 do “Red Burros Fly In” é a possibilidade de realizar “ voos de descoberta”, uma experiência de exploração aérea para a divulgação e conhecimento do território.

Segundo o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, “este festival é também uma forma de dinamização cultural e de demonstração técnica, sendo também uma oportunidade económica e comercial para os agentes turísticos no território, nomeadamente para a hotelaria e restauração”.

“O ‘Red Burros’ é, assim, uma manifestação da nossa identidade e da nossa capacidade de acompanhar o ritmo do mundo atual”, frisou o autarca social-democrata.

 Todo evento será supervisionado e autorizado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), GNR e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Sem comentários:

Enviar um comentário