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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Estudo de Impacto Ambiental chumba variante de Castrelos

 O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do estudo prévio da nova ligação entre Vinhais e Bragança considera desvantajosa a construção da variante de Castrelos, aguardando a Infraestruturas de Portugal (IP) uma decisão vinculativa da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).


De acordo com o documento, que esteve em consulta pública entre 03 de maio e 14 de junho, encontrando-se atualmente em análise pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), "as duas soluções da variante de Castrelos consideram-se desvantajosas".

As duas soluções apresentadas para a variante de Castrelos "consideram-se desvantajosas (face ao traçado existente) por acarretarem impactes muito significativos" ao nível dos "sistemas ecológicos e saúde humana" e "património cultural", no caso da solução 02 do estudo, e de "uso atual do solo e sócio-economia" em ambas as soluções.

No dia 28 de março, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a abertura do concurso público para a fase inicial da requalificação da estrada de ligação de ligação de Vinhais a Bragança, reclamada há anos para reduzir curvas e tempo na deslocação.

Trata-se de pouco mais de 30 quilómetros incluídos nas ligações prioritárias regionais pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes e com cerca de 30 milhões de euros assegurados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No comunicado da IP, podia ler-se que estava prevista a construção de “três novas vias alternativas, a variante de Vila Verde (a Sul da atual EN103), a variante de Castrelos (a Norte da atual EN103) e a variante CMB” [Câmara Municipal de Bragança].

No entanto, o EIA do estudo prévio para esta obra considera favorável a seleção da "conjugação de soluções" que compreende o "traçado existente + variante de Vila Verde (Solução 2) + traçado existente + variante proposta pela C.M. Bragança", caindo a variante de Castrelos.

Questionada pela Lusa, a IP lembra que as várias soluções estudadas estão "em avaliação por parte da APA [Agência Portuguesa do Ambiente]", e que o EIA do estudo prévio "encontra-se em Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)".

"O EIA analisou as diversas soluções na perspetiva dos diversos fatores ambientais, sociais e patrimoniais, as quais são tidas em consideração no âmbito do procedimento de AIA", refere.

No entanto, a empresa pública de infraestruturas salvaguarda que tal não é "determinante para a decisão".

Assim, do procedimento de AIA, "que se encontra na sua fase final", irá "resultar a emissão de uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA), que terá carater vinculativo".

Caberá à IP "o desenvolvimento do respetivo Projeto de Execução da(s) solução(ões) que vierem a merecer decisão favorável/favorável condicionada em sede de AIA, espelhadas na DIA a emitir".

"Relativamente ao processo de concurso entretanto promovido pela IP, foi devidamente acautelado o projeto(s) de execução da(s) solução(ões) que vierem espelhadas na DIA publicada pela APA", completa a IP na resposta à Lusa.

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