Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de março de 2023

Nova associação luso-galaica para promover produtos da Galiza e Norte de Portugal

 Entidades portuguesas e espanholas formalizaram hoje a criação da primeira associação luso-galaica para promover em conjunto em feiras produtos da Galiza e do Norte de Portugal.


A nova associação é promovida pelo Eixo Atlântico, entidade que fomenta a cooperação transfronteiriça, pelo município espanhol O Barco de Valdeorras, que lidera a iniciativa, pela Câmara de Vila Nova de Famalicão, no Minhós, e pela Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes.

O Eixo Atlântico divulgou que foi assinada hoje, no município espanhol de Barco de Valdeorras, a carta fundacional da primeira associação de produtores tradicionais da Galiza e do Norte de Portugal, denominada “Terra”.

A nova associação resulta de um trabalho que está a ser desenvolvido há oito anos por cidades e municípios dos dois lados da fronteira e tem como “objetivo promover produtos do território de elaboração artesanal e de excelência”.

A iniciativa, apoiada por fundos europeus, “integra-se numa estratégia de luta contra a crise demográfica nas zonas de Lugo, Ourense e Terras de Trás-os-Montes” e tem como propósito ajudar a “fixar população através de um empreendimento ligado à elaboração de produtos tradicionais”.

“Da mesma forma, neste projeto participam localidades do interior e da totalidade do território, incluindo populações do eixo costeiro que trabalham no setor conserveiro com critérios de excelência”, adianta o Eixo Atlântico.

Os promotores têm organizado duas feiras anualmente para a compra dos referidos produtos, uma em O Barco de Valdeorras, que se realizou em setembro, e outra que teve lugar em Santiago de Compostela em julho.

O Eixo Atlântico tem vindo a promover nos últimos aos “a comercialização de produtos tradicionais da Galiza e do Norte de Portugal no âmbito de uma estratégia de promoção nas zonas de baixa densidade populacional para contribuir para a criação de atividades económicas”.

Dentro das ações promovidas nestes anos, financiou e organizou feiras para a comercialização de produtos tradicionais.

HFI//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário