A 24 de abril, dia que antecede o feriado nacional, a zona pedonal da Rua da República converte-se num espaço dedicado à “Liberdade para Ler”. Partindo do princípio de que as bibliotecas públicas devem ser locais de encontro e de partilha, onde o envolvimento com a comunidade onde se inserem é fundamental, a Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel promove, “fora de portas”, clubes de leituras destinados a crianças e adultos e oferta de livros num estendal, disponíveis entre as 09:30 e as 17 horas.
Na sala do patrono deste equipamento municipal estará patente uma exposição de livros de escritores portugueses e estrangeiros que foram proibidos pela ditadura do Estado Novo, com especial referência ao livro de Sarmento Pimentel, “As memórias do capitão”.
O serão ficará marcado pelo reconhecimento do músico Rão Kyao a Zeca Afonso através da recriação, em flauta, de temas como: Verdes Anos, Maio Maduro Maio, entre outras belíssimas composições. O espetáculo sobe ao palco do Centro Cultural de Mirandela (CCM) pelas 21:30 horas e tem um custo de 5 euros.
Na manhã de 25 de abril, no Paço dos Távoras e no CCM, decorrerão as habituais cerimónias de hastear de bandeiras e de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal local que contará com a prestação musical da Escola Profissional de Arte de Mirandela – ESPROARTE, que marcará igualmente presença, a partir das 12 horas, numa das principais ruas da cidade do Tua (Rua da República).
Durante a tarde deste dia, a partir das 14 horas, no anfiteatro do Parque Dr. José Gama, alunos da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela celebram a liberdade conquistada pelo povo português, unindo artistas com diferentes culturas e que possuem a sua própria perspetiva do que é a liberdade, através do recurso a diferentes expressões artísticas: música, escultura, pintura e multimédia. A entrada é livre e aberta a todos os participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário