Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Sendim: Partilha do Folar encerrou as celebrações da Páscoa

 No dia 10 de abril, a vila de Sendim encerrou na praia fluvial dos Pisões, as celebrações e atividades da Páscoa, com a degustação do folar e da bola doce, uma atividade promovida pela junta de freguesia local, que teve como propósito reviver comunitariamente a tradição familiar de partilhar o folar de Páscoa.


Este ano, a Semana Santa e o Tríduo Pascal foram vividos com muita intensidade pela população de Sendim, dada as várias celebrações religiosas e as atividades organizadas pelas junta de freguesia e as associações locais.

De acordo com o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, este ano, a participação dos sendineses nas celebrações religiosas superou todas as expetativas.

“Há muitos anos que não se registava tanta afluência de pessoas para participar nas procissões do Senhor da Piedade, na Quinta-feira Santa, e na procissão do Senhor da Boa Morte, na Sexta-feira Santa”, disse.

A par das celebrações religiosas, a população de Sendim teve a oportunidade de usufruir de outras atividades, como uma prova de vinhos; o encontro de músicos sendineses; o trail das Arribas do Douro; e o tradicional jogo de futebol casados vs solteiros.

“Todas estas atividades realçaram traços caraterísticos da população de Sendim, como são a atividade agrícola do cultivo da vinha e o fabrico de vinho; a veia musical dos sendineses; a beleza natural da natureza junto ao rio Douro; e a afeição das pessoas a esta terra”, explicou o autarca.

Sobre a prova de vinhos, Luís Santiago referiu que no debate, orientado por António Picotês, foi transmitido aos agricultores que as castas velhas são um valioso património de Sendim que é importante preservar.

No sábado, dia 8 de abril, o Trail das Arribas do Douro trouxe à vila de Sendim mais de 300 pessoas, entre atletas e acompanhantes, para participar nesta prova desportiva que deu a conhecer a beleza natural desta vila, localizada junto ao rio Douro.

Na tarde de sábado, o jogo de futebol entre os casados e os solteiros, foi mais um momento de confraternização e convívio entre os sendineses, tendo o resultado final ditado um empate a 4-4.

“Chegados ao Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, iniciámos o dia com o tradicional repicar dos sinos. E antes da celebração da Missa, houve o tocar do gaiteiro no campanário da Igreja”, sublinhou.

No Domingo à tarde, os concertos do grupo Fado D’Alma e da Associação Filarmónica Mirandesa encheram de gente, a praça central, em Sendim.

“Gostei muito de ver a praça cheia de gente e visivelmente feliz para assistir aos concertos neste dia de Páscoa. Para os mais novos, a junta de freguesia organizou a atividade da caça aos ovos de Páscoa”, disse.

Em Sendim, as atividades de Páscoa encerraram no dia seguinte, 10 de abril, com a degustação do folar e da bola doce na praia fluvial dos Pisões.

“Para manter viva esta tradição de comer o folar, a União de Freguesias de Sendim e Atenor decidiu organização uma tarde de convívio com a degustação destes produtos, associada a uma passeio de barco pelo rio Douro e por uma caminhada pela carreirão dos Pisões”, concluiu.

A degustação do folar e da bola doce, na praia fluvial dos Pisões, foi acompanhada de uma passeio de barco pelo rio Douro.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário