Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Câmara de Bragança pede ao Governo que apoie os olivicultores do distrito

 A tomada de posição do município foi aprovada na Assembleia Municipal


Neste momento, perante o cenário e a falta de respostas do Governo, o que preocupa o autarca, Hernâni Dias é que a região vai enfrentar cada vez mais estes extremos climáticos e, por isso, é urgente que se construam as barragens de Parada, Rebordãos e Calvelhe.

“Tendo em conta que estamos atravessar já um período de seca severa quase e com a tendência de o Nordeste Transmontano vir a ser cada vez mais um território muito susceptível aos períodos de seca, o que vai obrigar a que haja medidas muito concretas para poder ajudar à produção e isso terá de passar obrigatoriamente pela construção de barragens. Se isso não acontecer, viveremos momentos muito difíceis”, sublinhou.

A quebra de produção de azeitona, em 2022, foi superior a 60%. O presidente da câmara diz estar alarmado pois considera que a campanha deste ano também não vai correr bem.

A câmara de Bragança pede que o Governo adopte medidas urgentes de apoio aos agricultores, por exemplo, através do apoio financeiro directo, a título compensatório, tendo por base o diferencial entre a facturação desta campanha e a média aritmética dos três últimos anos de produção, 2021, 2020 e 2019.

“Isso terá de passar pela atribuição de apoios financeiros e eventualmente contribuir para diminuir os custos que estão directamente associados à produção”, disse.

O presidente disse que o Governo, para já, não respondeu ao pedido.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário