O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta semana “aguaceiros, em especial durante a tarde e no interior Norte e Centro”. Podem ser “fortes, de granizo, e acompanhados de trovoada”. Em termos de precipitação total semanal, até domingo, o IPMA prevê valores acima do normal
Entretanto, os produtores de maçã de Carrazeda de Ansiães continuam a tratar os pomares atingidos pelo granizo de sexta-feira e domingo, para tentar minimizar os prejuízos causados.
A Associação dos Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães, que estima que 40% dos 800 hectares de pomares possam ter sido afetados pelo mau tempo e, por isso, Duarte Borges, fruticultor e técnico da associação, recomenda que se salve o possível. “Nesta fase o recomendado é fazer a aplicação de um produto fungicida, com cálcio, para reduzir os efeitos da queda do granizo no fruto e ajudar à cicatrização dos toques”.
Parta além dos pomares de macieiras no Planalto de Ansiães, há também registo de estragos em vinhas e terrenos de outras culturas, noutros concelhos da região, nomeadamente em Murça, no distrito de Vila Real.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário