Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de maio de 2023

Atenor: XI Ronda das Adegas pronta para acolher 5 mil visitantes

 Já está tudo pronto para a XI Ronda das Adegas, um evento cultural, musical e gastronómico que vai decorrer nos dias 9, 10 e 11 de junho, na aldeia de Atenor, em Miranda do Douro, onde são esperadas cerca de 5 mil pessoas, segundo a Associação Cultural e Desportiva de Atenor, organizadora do evento.


De acordo com Hirundino Esteves, representante da associação local, a “Ronda das Adegas”, conquistou notoriedade e atrai cada vez mais visitantes, graças à originalidade deste evento decorrer numa aldeia tipicamente rural do planalto mirandês.

“Em Atenor, ainda existem os antigos palheiros, currais, alpendres e adegas, que servem de espaços improvisados para as várias atividades culturais e gastronómicas como são as exposições, as oficinas e as tasquinhas”, informou.

E por falar em tasquinhas, o nome “Ronda das Adegas” evoca a antiga tradição na aldeia, de ir provar o vinho novo às adegas, ao mesmo tempo que se comia algum petisco.

“O público que visita Atenor, no decorrer da “Ronda das Adegas” aprecia sobretudo o contato com a população e a degustação da gastronomia local, onde se destaca o cordeiro assado na brasa, o javali ou cordeiro estufado na fogaça, os enchidos, a feijoada, a posta mirandesa, o frango de churrasco e o caldo verde”, indicou.

Na perspectiva Hirundino Esteves, as oficinas das antigas profissões, como a olaria, a cestaria, os escrinhos ou a cutelaria são atividades que também desperta o interesse dos visitantes.

Para além da gastronomia e das oficinas, quem se deslocar a Atenor nos dias 9, 10 e 11 de junho poderá ainda participar em jogos tradicionais, nos workshops dedicados à aprendizagem da língua mirandesa, ao fabrico do pão e do sabão e a visitar o centro de valorização do burro de Miranda.

Outro destaque na Ronda das Adegas é a montra de produtos regionais com os típicos enchidos, os queijos, as compotas, o pão caseiro, a doçaria regional, os licores e o vinho.

Na animação de rua, em Atenor, o som mais ouvido é o da gaita-de-foles, da caixa e do bombo, que marcam o ritmo da dança dos pauliteiros.

Os concertos são outro dos destaques do evento, que este ano conta com a participação de muitos e variados grupos musicais, como os Uxukalhus e Sebastião Antunes e Quadrilha.

A Ronda das Adegas deste ano vai encerrar com uma versão humorística da peça de teatro “Pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente. Na representação teatral lamenta-se pela falta de vinho, ou seja, pelo fim da XI edição desta festa.

Segundo a organização, este ano, são esperadas cerca de 5 mil pessoas, em Atenor, provenientes de todo o país e também do estrangeiro, com a vinda de emigrantes portugueses, que reservam alguns dias de férias para participar neste evento anual.

“No fim-de-semana de 9, 10 e 11 de junho, a ‘Ronda das Adegas’ traz uma grande afluência de público à região e por isso, o alojamento esgota rapidamente nos concelho de Miranda de Douro, Vimioso e Mogadouro”, disse.

Tal como nos anos anteriores, o custo de entrada, para os três dias do evento, é de 2,5€. A aquisição da tradicional caneca, tem um custo adicional de 1,5€.

A “Ronda das Adegas” é um evento organizado pela Associação Cultural Desportiva de Atenor e que conta com os apoios do município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor e de várias empresas patrocinadoras.

Em Atenor, para além da “Ronda das Adegas” há ainda outros motivos de interesse nesta localidade, pertencente ao concelho de Miranda do Douro.

Alguns dos locais a visitar são o abrigo arqueológico das gravuras das Fragas da Lapa, assim como as ruínas do forno de telhas e aos antigos moinhos de água. Dentro da aldeia, existem os frescos da Igreja matriz e o piso da capela de Santo Cristo.

Atualmente vivem, em Atenor, cerca de 80 pessoas, entre eles alguns jovens, que conseguiram fixar-se no meio rural, graças ao trabalho desenvolvido pela Associação para o Estudo de Proteção do Gado Asinino (AEPGA), a Tomelo, Eco Desenvolvimento (que fabrica produtos naturais como sabonetes, cremes e ambientadores) e as empresas Crivo Eco-construção e Quitério Construções.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário