Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

𝐌𝐞𝐦𝐨𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐁𝐈𝐃𝐀 𝐏𝐎𝐑 𝐁𝐈𝐃𝐀 / 𝐕𝐈𝐃𝐀 𝐏𝐎𝐑 𝐕𝐈𝐃𝐀

 A peça é composta por 4 bombeiros em diferentes planos, inseridos e interligados no território de Miranda do Douro, com arribas, planalto e referências à vida natural e selvagem.


No primeiro plano, ao centro, estão dois bombeiros que se destacam e é a partir deles que se desenrola a composição e a paisagem. No total são 4 os bombeiros como os pontos cardeais, cada um deles está virado para um ponto cardeal para que nunca se percam e cheguem sempre a todo o lado.

As representações da terra, água, ar e ainda que de forma indireta o fogo, são os campos de ação e os 4 elementos com os quais tem de lutar/lidar.

A família que é a corporação dos bombeiros está representada com a presença da andorinha e da cegonha que também simbolizam a destreza e resistência bruta, a capacidade de adaptação e protetora que têm, assim como o renascer e o viver.

O cão de gado transmontano calmo, dócil e atento, protege, guarda e dá o alerta em caso de perigo.

A forma circular que envolve a composição é a aurora, porque é em Miranda do Douro que o sol nasce primeiro em Portugal. E o que está para lá desta forma , está para lá dos limites territoriais (nacionais e internacionais) e humanos que os bombeiros sempre alcançam e percorrem.

O lema Bida por Bida / Vida por Vida também está presente como uma referência dos valores que os bombeiros representam.

Sem comentários:

Enviar um comentário