Quase meia centena de peregrinos do Caminho de Santiago já ficou alojada no albergue para peregrinos, em Bragança. O espaço já está aberto desde o início do ano, mas só foi inaugurado na semana passada, no Dia Mundial do Turismo. Para o presidente da câmara, Hernâni Dias, esta é uma forma de atrair outro tipo de turistas. “Já passaram por aqui 45 peregrinos de variadíssimas nacionalidades. Mostra que começamos a ter alguma capacidade de poder mobilizar pessoas para este percurso do Caminho de Santiago, nomeadamente a Via da Prata, que é o que entra aqui em Bragança. Portanto, estamos, neste momento, já numa senda de captação de novos turistas para o território, permitindo-lhes que possam ficar instalados neste ou noutros albergues, como o de Quintanilha e Vinhais”.
O albergue tem capacidade para acolher oito pessoas e fica junto ao castelo de Bragança. Os peregrinos que queiram ali pernoitar, devem contactar o posto de turismo. “Temos um sistema electrónico, de abertura da porta, e automaticamente a porta é franqueada para que as pessoas possam aqui pernoitar”.
De acordo com o autarca, o número de visitantes no concelho tem aumentado. “Temos vindo a ter um crescimento saudável”.
Além da reabilitação do edifício para a criação do albergue em Bragança, o município equipou ainda outro que há em Quintanilha e limpou o percurso do Caminho de Santiago no concelho. Estas intervenções fazem parte de uma candidatura conjunta com os municípios de Vinhais e Chaves com financiamento de 365 mil euros do Turismo de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário