Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Quebra de castanha marcou certame de Vinhais que decorreu no fim-de-semana

 Vinhais recebeu no fim-de-semana a décima oitava edição da Rural Castanea


Uma mostra de produtos que contou com diversas actividades centradas na rainha da festa: a castanha.

No entanto, o certame deste ano revelou uma realidade desoladora para os produtores locais. As quebras na produção de castanha na região, marcadas por condições climáticas adversas, tornaram-se o foco da preocupação.

É o caso de Silvana Nascimento, produtora de castanha da União de Freguesias de Curopos e de Vale de Janeiro, que expressou as suas preocupações com a produção deste ano, revelando que “as vagas de calor e de frio”, foram a causa do problema.

“Está muito má, veio qualquer coisa que nos afectou os castanheiros todos, só algum dos novos é que começam a dar e que estão em baixas, porque os dos altos apanhou-os todos”, disse.

Por sua vez, Henrique Miranda, da freguesia de Tuizelo, partilhou uma visão semelhante.

“A produção da castanha este ano está fraca, derivado às condições atmosféricas, porque a castanha não quer calor e nós tivemos 30 e tal gruas de calor e talvez seja esse o motivo para ela estar seca e bichada”, referiu, acrescentando que as pessoas têm “receio” de comprar a castanha, porque “vêem que não tem qualidade”.

Numa visão mais técnica sobre o assunto, Paulo Afonso, membro da Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana explicou que, além das condições climatéricas que afectaram a produção, “as variedades tardias estão mais atrasadas do que o normal” e com pouca qualidade. Além disso, o responsável fala de “um golpe de calor” que afectou as produções.

“Tudo aponta para um golpe de calor combinado com precipitações que levaram a que existissem condições sub tropicais que levaram ao desenvolvimento de fungos e a árvore ao estar exposta a variações de condições extremas, nalguns casos, secaram”, explicou.

Perante o actual cenário, que irá afectar centenas de famílias do concelho, que fazem da produção de castanha uma das principais fontes de rendimento anual, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, expressou a preocupação com as quebras do produto.

“Sendo este um concelho que produz muita castanha, tendo em atenção a quebra que vai acontecer, claro que temos uma grande preocupação, visto que o ano passado também correu mal, são dois anos seguidos. Temos a noção que é um impacto muito grande na economia do concelho, que é muito dependente em termos económicos da produção de castanha”, afirmou.

Luís Fernandes também revelou que já foi elaborado um memorando de pedido de ajuda ao Governo, que foi entregue à Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

A Feira da Castanha em Vinhais, que normalmente celebra a produção de castanhas da região, revelou-se este ano como um alerta para as mudanças climáticas e os seus impactos directos na economia local.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário