Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

“Mantos de Veludo” traz peças inspiradas na natureza até janeiro ao Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

 A natureza foi a inspiração para a mais recente exposição de pintura patente no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.


“Mantos de Veludo”, da autoria do artista plástico Nogueira de Barros, foi criada de propósito para ser mostrada em Macedo e nasceu durante o confinamento, conta o autor:

“Esta exposição foi inspirada na natureza, são trabalhos em grande formato, nos quais uso técnicas de fotografia e acrílicas aguadas. O que decora é mesmo a flor, a planta e a natureza.

Temos de estar aqui, contemplar a obra, vê-la, observá-la, respirar e depois a peça começa a falar connosco.


Este trabalho surgiu na época da pandemia de Covid-19. Como fiquei muito tempo fechado, passava muito tempo a passear, e como tinha tempo a mais comecei a observar a natureza, as flores, os fungos, todas as cascas das árvores e então comecei a ouvir o pormenor da natureza.

A partir daí comecei a ter inspiração e parti para o papel e para as telas.”

Pertencendo o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros à Rede Nacional de Arte Contemporânea, esta é mais uma exposição que traz peças de um artista conceituado à cidade, refere a curadora da exposição, Inês Falcão:

“O Centro Cultural passou a pertencer à Rede de Arte Contemporânea e, como tal, nós temos de ter a preocupação de trazer artistas de renome nacional e internacional.

É o caso do Nogueira de Barros que tem já um conhecimento muito elevado e, por isso, precisamos de o mostrar.

Os macedenses também têm de ter sensibilidade para observar esta obra que é extremamente fácil de interpretar, se estiverem atentos e se, no fundo, entrarem dentro de cada peça. 

Acho que tentamos dar sempre o melhor aqui no Centro Cultural.”

Com a chegada do outono, os eventos culturais regressam ao Centro Cultural.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Rodrigues, diz que o objetivo é trazer a Macedo artistas que marquem a diferença, em diferentes vertentes artísticas:

“Fazemos um esforço para que possamos ter um programa diversificado nas várias manifestações de arte para o público macedense e para quem nos visita.

Entrámos agora no período de outono/inverno que é mais propício a este tipo de exposições em ambiente fechado.

Esperamos sempre trazer não só artistas com performances musicais mas também de pintura e escultura, que marquem a diferença, como é este caso.

Procuramos trazer uma agenda mais rica para o nosso público que gosta da cultura.”

A exposição “Mantos de Veludo” pode ser visitada no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até 12 de janeiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário