Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Ministra da Agricultura vai inaugurar sistema de telegestão da rede de rega do aproveitamento hidroagrícola da Camba

 No mesmo dia vai ser homologada a minuta do contrato da Empreitada da Construção da Barragem de Gebelim e Caminho de Acesso ao Coroamento do Aproveitamento Hidroagrícola de Vilar Chão/Parada


Hoje, 27 de outubro, a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, vai estar em Alfândega da Fé, para inaugurar o Sistema de Telegestão da rede de rega da Barragem da Camba. Trata-se de um projeto apoiado pelo Ministério do Agricultura, ao abrigo dos Fundos Comunitários, que permitirá aos agricultores locais controlarem o sistema de rega das suas propriedades à distância e monitorizarem os seus consumos.

A implementação da telegestão vai permitir uma maior eficiência na utilização da água reduzindo consumos supérfluos e o desperdício, em cerca de 320 hectares que compõe o aproveitamento hidroagrícola da Camba, que abrange as localidades de Agrobom, Saldonha e Valpereiro. Recorde-se que, em 2021, se procedeu à reabilitação do Aproveitamento Hidroagrícola da Camba, tornando este sistema mais resiliente aos períodos de seca.

O programa da visita inclui a homologação da minuta do contrato da empreitada de construção da barragem de Gebelim e o despacho de aprovação, pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, do projeto de execução da rede de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Planalto Vilar Chão/Parada. Um importante investimento que arrancará em breve neste concelho e que vai permitir criar um novo perímetro de rega com cerca de 500 hectares, dando um impulso grande à produção agrícola no planalto de Vilar Chão e Parada.

O projeto de construção da barragem de Gebelim, a cargo da Junta de Agricultores do Planalto de Vilar Chão – Parada, faz parte do Plano Nacional de Regadios e foi candidatada ao PDR 2020. Trata-se de um investimento de mais de 15 milhões de euros, há muito desejado pelos agricultores deste território pela sua importância para a produção agrícola, principal atividade económica do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário